top of page
Canoa polinésia: se aventure no esporte em Salvador

Postado dia 06/12/22 | 4min. de leitura

Canoa polinésia: se aventure no esporte em Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Sem dúvidas, existem diferentes modalidades de esportes aquáticos e quando falamos sobre canoas, isso não é diferente. Esse veículo utilizado por diversos povos ao longo da história hoje tem diferentes modalidades esportivas, uma delas e da qual falaremos hoje é a canoa polinésia.


A Bahia tem destinos para todos os gostos, alguns mais exóticos e outros mais tradicionais, porém algo todos têm em comum a grande oferta de atividades e passeios para ter momentos de lazer incríveis.

A canoa polinésia, por exemplo, é uma atividade que permite ao visitante chegar a lugares incríveis por seu próprio mérito, quer saber mais? Confira então as próximas linhas e saiba das suas opções.

O que é uma canoa polinésia

Primeiramente, iremos explicar um pouco sobre as características da canoa polinésia e sua história.

De forma resumida, de acordo com historiadores, uma grande parte do Oceano Pacífico, onde existem algumas ilhas pertencentes à Nova Zelândia, Ilha de Páscoa e Hawaí, eram ocupados por povos da mesma etnia há milhares de anos.

Estes eram conhecidos como Polinésios, sendo as ilhas que cercavam as extremidades exploradas através das canoas construídas por eles. Embora algumas delas tivessem adaptações locais conforme o mar da região, o fato é que a construção mantinha o casco, o flutuador lateral e os braços que ligam as duas partes mencionadas anteriormente.

Além de toda a parte de construção das canoas conforme as condições gerais que o mar apresentava em determinadas áreas, muitas técnicas de remada também foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, sendo algumas delas usadas até os dias atuais.

Na modalidade da canoagem polinésia existem diferentes estilos, e um dos mais famosos é a canoagem havaiana, porém atualmente muitas vezes os termos: canoa havaina e canoa polinésia são utilizados como sinônimos.

A primeira estrutura da categoria a chegar no Brasil foi batizada de Lanakila, chegando ao território do nosso país em 2000. Com o passar do tempo, primeiramente o esporte ficou ligado à Confederação Brasileira de Canoagem e, em seguida, ficou ligado à Confederação Brasileira de Va'a, responsável pela canoagem polinésia.

Sua principal característica é o segundo casco da embarcação que serve de estabilizador, o que dá mais velocidade à estrutura, sem que para isso seja necessário comprometer a segurança do equipamento.

Quais são os benefícios da prática

Agora que você conhece detalhes sobre toda a história do esporte e sobre a estrutura da embarcação, devemos dizer que além da diversão, a prática da canoagem polinésia também oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • melhora o foco e o equilíbrio;

  • pode ser uma atividade que permite a relação entre pessoas, o que é ideal para fazer amizades;

  • pode auxiliar na perda de peso, pois é uma atividade de alto gasto calórico;

  • melhora o condicionamento físico e a resistência;

  • atua na tonificação dos músculos, sendo um ótimo exercício para deixar o corpo em forma;

  • garante ótimas vivências, como a exploração das paisagens naturais;

  • pode ser um complemento para um estilo de vida mais saudável.

Locais para se aventurar em Salvador

Se você ficou interessado(a) em conhecer de perto todas as vantagens da canoa polinésia, podemos dizer que Salvador é o ponto perfeito para esse momento de diversão e descontração.

Isso porque, sabemos que a região tem lindas praias de águas calmas, o que pode contribuir para que a prática seja tranquila, inclusive para os iniciantes. Confira abaixo duas opções de passeios incríveis na área.

Forte São Marcelo

O Forte São Marcelo é um ponto turístico em Salvador, sendo também uma edificação histórica erguida a 300 metros da costa. É bem próximo de outras atrações que chamam a atenção dos visitantes, ficando a poucos minutos de distância do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda.

No passeio de canoa polinésia da região, é possível conhecer as paisagens das redondezas por meio da embarcação. No caso, a Bahia Terra Turismo em conjunto com o Kilakila Va'a oferece a possibilidade, sendo que o roteiro do passeio para o Forte São Marcelo começa na Praia da Preguiça, passando por outros pontos, até chegar ao destino.

No pacote, está incluso o uso da canoa, o guia remador, colete salva-vidas e remos. O passeio tem duração média de 1h30 e termina com um delicioso banho de mar.

Porto da Barra

Passear de canoa polinésia em Salvador pode ser uma excelente opção para conhecer os principais pontos turísticos da área por meio de uma ótica diferente. Porto da Barra fica em um bairro mais tranquilo da região, sendo a praia uma das mais requisitadas, especialmente quando o assunto são águas claras e calmas.

Assim como a opção mencionada anteriormente, a Bahia Terra Turismo em conjunto com a Kilakila Va'a oferecem uma experiência completa para quem quer experimentar o esporte.

O passeio de canoa polinésia para o Porto da Barra começa na Praia da Preguiça, passando pelo Corredor da Vitória, até chegar no destino e se deliciar com uma parada para banho.

Tem as mesmas condições que o anterior, incluindo o uso da canoa, o guia remador, colete salva-vidas e remos. A atividade tem duração média de 1h30.

Inclua a canoa polinésia em seu roteiro e divirta-se!

Enfim, você conheceu todas as informações sobre a canoa polinésia e sua prática.

Em resumo, qualquer pessoa pode se divertir com o esporte, desde iniciantes até profissionais. O ponto positivo de contratar uma agência, além de contar com todo o equipamento necessário para a prática, é ter um guia remador que conhece a região para auxiliar durante o passeio. Isso fornece mais segurança para que tudo ocorra conforme planejado.

Além disso, quando você tem uma boa equipe para remar junto a você, muito provavelmente você não sentirá tanto cansaço físico para fazer o percurso estabelecido. As técnicas são ensinadas previamente para que os comandos estejam em harmonia, o que também favorece o bom andamento do passeio e otimiza a experiência.

Se você gostou deste texto, te convidamos agora a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer as 9 melhores praias da Bahia para os mais variados perfis e seguir se apaixonando pelas belezas do nosso estado!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page