top of page
Mocofato: conheça a história e a receita do mocotó da Bahia

Postado dia 20/11/24 | 2min. de leitura

Mocofato: conheça a história e a receita do mocotó da Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Quando o assunto é comidas típicas da Bahia, é necessário foco para não se perder diante da grandiosidade do assunto. Pois não é apenas acarajé, vatapá e moqueca, existe uma diversidade incrível menos conhecida como o mocofato, originado nas senzalas e muito presente na rotina alimentar dos africanos escravizados.

mocofato baiano com pirão
O mocofato baiano com pirão - Reprodução / Instagram @mocoto_da_kaka_oficial

Os pratos que tanto desejamos possuem origem, cultura, nascem de um tempo histórico e carregam consigo características do povo que os inventou, como sua realidade social e econômica. Por isso é essencial, entender a importância da gastronomia para uma compreensão maior da nossa história.

Continue conosco e aprecie as próximas linhas deste artigo para conhecer o Mocofato!

O que é o mocofato?

mocofato no prato
O legítimo mocofato baiano

Mocofato ou mocotó baiano, é um prato genuinamente local e segundo ditos populares, foi criado por escravizados a partir de partes do boi não consumidas pelos “seus senhores”.

Tripas fina e grossa, pedaços do intestino sem pele ou ao avesso, fato ou bucho e outras partes de pouco valor do boi eram recolhidas e colocadas para aferventar por escravizados, que perceberam a força desses ingredientes muito nutritivos.

Essa história também remete à origem da feijoada, uma outra maneira de aproveitar os restos do boi desprezados nas casas grandes.

Basicamente, o mocofato ou mocotó baiano é feito atualmente com mocotó (patas de boi), fato de boi, carnes defumadas, pedaços de linguiça e muitos temperos.

Recentemente, voltou a ganhar grande notoriedade graças à reedição da novela Renascer, que exibiu diversas cenas na TV com o mocofato sendo produzido e consumido por alguns dos seus personagens.

E agora que sabe mais do prato, que tal aprender a prepará-lo?

Receita do mocofato baiano

  • alho;

  • cebola grande;

  • pimentão verde;

  • pimentão vermelho;

  • pimentão amarelo;

  • tomate;

  • pimenta e cominho;

  • extrato de tomate;

  • coentro;

  • folhas de louro;

  • pó de urucum;

  • hortelã grosso pequeno;

  • sal.

Como preparar o mocofato

Para começar a fazer o mocofato, é preciso lavar o mocotó e deixá-lo de molho no limão por pelo menos 5 minutos. Posteriormente, ferva o mocotó na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos.

Ingredientes do mocofato
Ingredientes do mocofato - Reprodução / Instagram @mocoto_da_kaka_oficial

Bata no liquidificador os seguintes temperos: cebola, alho, pó de urucum, folha de louro, pimenta e cominho, depois junte com o fato e ferva em outra panela por aproximadamente 10 minutos. 

Passado este tempo, bata no liquidificador pimentões verde, amarelo e vermelho, tomate, extrato de tomate, hortelã, coentro e depois acrescente na panela do fato e ferva por mais 10 minutos.

Por fim, junte as duas panelas em uma só, acrescente algumas opções de carne como: carne de sertão, cruz machado sem osso, calabresa, lombo de porco defumado, bacon e ferva por mais 20 minutos. Passado esse tempo, sua receita de mocofato estará pronta.

Lembrando que não inserimos quantidades de ingredientes, pois isso depende do tamanho do preparo e de quantas pessoas serão servidas, ficando a critério.

Agora que você já sabe o que é mocofato e como prepará-lo, conheça também a moqueca baiana, um dos pratos mais famosos da nossa gastronomia. Aprenda também sobre sua história e como prepará-la em sua casa!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page