Postado dia 06/12/24 | 4min. de leitura
Plano inclinado em Salvador: uma obra de mobilidade urbana
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
Para falarmos de plano inclinado em Salvador é preciso recorrer à história desta tão importante cidade, que até o séc. XVIII esteve entre os centros urbanos mais importantes do mundo, especialmente das Américas.
Por isso, os planos inclinados são monumentos históricos de grande relevância para a cidade, e ainda hoje atuam como importantes meios de transporte que ligam as cidades Alta e Baixa de Salvador, transportando milhares de pessoas diariamente.
Visitar os planos inclinados é uma ótima opção do que fazer em Salvador, pois além de proporcionar mirantes com vistas maravilhosas da Baía de Todos os Santos e do centro histórico, possibilitam aos turistas o acesso a diversos pontos turísticos da cidade.
Um pouco da história do plano inclinado em Salvador
Após sua construção a partir de 1549 com a chegada do primeiro Governador Geral do Brasil Tomé de Sousa, Salvador encontrou um grande desenvolvimento econômico a partir do séc. XVII, através da larga produção de açúcar desenvolvida nos engenhos espalhados por todo o Recôncavo.
Tal obra de engenharia moderna para seu tempo tinha grande apelo em Salvador, já que a cidade se concentrava onde hoje está o centro histórico (Pelourinho) na Cidade Alta, e na região portuária (Cidade Baixa), sendo muito necessário meios de transporte que as ligassem.
Como a falha geográfica de Salvador é um morro vertical, o acesso era extremamente penoso. A primeira solução encontrada, segundo Carneiro, foi dada pelos jesuítas em 1610, que criaram um elevador com sistema de balança, onde se colocava um peso na parte de cima para subir o peso da parte de baixo. Outros modelos semelhantes ainda foram criados por carmelitas e beneditinos pouco depois (CARNEIRO, 2017, p.124).
Mas foi somente a partir da segunda metade do séc. XIX que diversos ascensores urbanos vão se consolidar como importante meio de transporte, conectando linhas de bondes, elevadores e planos inclinados entre as Cidades Alta e Baixa. Até a década de 1860, o transporte de passageiros era tão difícil quanto nos séculos anteriores, sendo superados por longas escadarias e ladeiras enlameadas (MATTOSO, 1992, p. 439).
Os planos inclinados foram instalados no final do séc. XIX, como uma alternativa ao Elevador Lacerda (1873), as gôndolas de tração animal e os bondes sobre trilhos de ferro. Seguem seus nomes e os anos de inauguração: Plano Inclinado Gonçalves, entre 1887 e 1889; e Plano Inclinado do Pilar, entre 1895 e 1897 (SAMPAIO, 2005, p. 214).
Referências
CARNEIRO, Edison. A cidade do Salvador (1549), uma reconstituição histórica. Simões Filho: Kalango, 2017.
MATTOSO, K.M.Q. Bahia, Século XIX: uma Província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
SAMPAIO, C.N. 50 Anos de Urbanização: Salvador da Bahia no Século XIX. Rio de Janeiro: Versal, 2005.
Os 3 planos inclinados de Salvador
Plano Inclinado Gonçalves
O primeiro projeto de engenharia deste tipo na cidade, se chamou primeiramente Plano Inclinado Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, porém como só foi inaugurado após a família imperial ser destronada, em 25 de dezembro de 1889, passou a se chamar Plano Inclinado Gonçalves em homenagem ao comendador Manuel Francisco Gonçalves.
O detalhe é que ele foi instalado exatamente no mesmo local do antigo elevador de balança dos jesuítas, ligando a Praça da Sé ao bairro do Comércio. A partir de 1910, deixou de lado o sistema de contrapeso e balança e passou a funcionar por eletricidade.
Atualmente, o equipamento está em funcionamento e transporta cerca de mil usuários diariamente. Entre eles, muitos turistas que desejam conhecer de perto o Pelourinho e todas as suas maravilhas arquitetônicas, além da linda Praça Visconde de Cairu, onde se encontram o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.
Nas imediações da Praça Visconde de Cairu ainda estão a imponente Igreja de N. S. da Conceição da Praia, o Museu Cidade da Música e o fantástico Forte São Marcelo, este último instalado incrivelmente em um banco de areia e mergulhado no mar da Baía de Todos os Santos.
Endereço do Plano Inclinado Gonçalves: Praça Ramos de Queirós, nº 51, Pelourinho, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00.
Preço: R$ 0,15.
Plano Inclinado Pilar
O Plano Inclinado Pilar foi o último transporte mecânico a ligar as cidades Alta e Baixa, sendo instalado entre 1895 e 1897. Possui 450 metros de extensão e conecta o bairro histórico de Santo Antônio Além do Carmo à Rua do Pilar, na Cidade Baixa.
Ele funciona no mesmo local onde existiu o antigo elevador de balança dos carmelitas e atualmente transporta aproximadamente 500 pessoas diariamente.
Ao visitá-lo, o turista pode conhecer diversos monumentos históricos próximos, como a Igreja do Passo, muito famosa por ter sido o principal set de filmagens do clássico “O Pagador de Promessas” (1961). Também pode visitar o lindo Convento e Igreja do Carmo, a Igreja Matriz de Santo Antônio Além do Carmo, o Monumento Cruz do Pascoal e o Forte da Capoeira.
Há também a opção de aproveitar o final de tarde em um dos barzinhos estilosos que funcionam em Santo Antônio Além do Carmo, cujas varandas proporcionam vistas belíssimas da Baía de Todos os Santos, especialmente no momento do pôr do sol.
Endereço do Plano Inclinado Pilar: R. do Carmo, nº 2, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 16:00.
Preço: gratuito
Plano Inclinado Liberdade
O Plano Inclinado da Liberdade é o mais moderno do gênero em Salvador, tendo sido inaugurado em 1980 com o objetivo de facilitar a comunicação entre os bairros da Liberdade e Calçada, na Cidade Baixa.
Vale ressaltar que a Liberdade é um dos bairros mais populosos de Salvador, com aproximadamente 600 mil habitantes e local onde foi fundado a importante Associação Cultural Ilê Aiyê, bloco de carnaval que valoriza as raízes africanas e incentiva o resgate da autoestima do povo negro.
Atualmente, o Plano Inclinado da Liberdade transporta aproximadamente 4 mil pessoas diariamente.
Endereço do Plano Inclinado da Liberdade: R. Sérgio Cardoso, nº 16 -106, Liberdade, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 6:30 às 18:30, sábado, das 07:00 às 13:00.
Preço: gratuito
Visto que você se apropriou de ótimas informações acerca dos planos inclinados de Salvador, conheça agora o maravilhoso Corredor da Vitória, importante e histórica avenida da cidade repleta de igrejas e casarões seculares, além de alguns dos mais importantes museus de Salvador.