top of page
Baixio: conheça esse lugar com belas amostras da natureza

Postado dia 13/08/24 | 5min. de leitura

Baixio: conheça esse lugar com belas amostras da natureza

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O povoado de Baixio está localizado na maravilhosa Costa dos Coqueiros, mais precisamente a 131 quilômetros ao norte do aeroporto de Salvador. Trata-se de um pequeno distrito da cidade de Esplanada, mas grandioso em belezas naturais, cultura e opções de lazer.

A bucólica vila vem se abrindo ao turismo gradualmente e já oferece ótima infraestrutura, com boas opções de hospedagens e restaurantes. Além disso, conta com uma variedade de passeios que levam a lugares muito além dos seus 16 quilômetros de litoral, como a linda foz do Rio Inhambupe, as incríveis lagoas de água cristalina e as dunas de areia branca dispostas na região.

Mulher turista na lagoa Verde em Baixio
Visual muito fotogênico na Lagoa Verde em Baixio

5 atrativos de Baixio

1. A Barra do Rio Inhambupe

A Linha Verde na Bahia possui aproximadamente 200 quilômetros de extensão e uma das suas principais características é a vasta vegetação de coqueiros, sendo por isso conhecida como Costa dos Coqueiros. 

Essa extensão de litoral também é uma região onde importantes rios deságuam no Oceano Atlântico, proporcionando paisagens espetaculares e lugares realmente incríveis, a exemplo da foz do Rio Inhambupe no povoado de Baixio.

Água de coco na Praia de Baixio
Que tal uma água de coco na Praia de Baixio?

O local é belíssimo com ótima infraestrutura de barracas onde se pode desfrutar de um peixinho frito na beira da praia ou da gastronomia baiana em geral, sem falar do banho maravilhoso em uma paisagem farta e de natureza muito preservada.

2. Praias para todos os gostos

A praia central de Baixio possui barracas bem organizadas e é um outro local onde se pode comer uma boa moqueca, além de degustar ótimos drinks de frutas típicas da região. O mar possui ondas fortes, sendo necessário uma certa atenção na hora do banho e com as crianças.

Caminhando um pouco sentido sul, são aproximadamente 15 quilômetros de praias desertas até a vila de Subaúma. São verdadeiros paraísos que podem ser explorados pelos amantes de trilhas e caminhadas. É nessa região que se encontram as famosas lagoas de Baixio, que podem ser desbravadas com um pouco de espírito aventureiro e o uso de GPS pelo celular.

3. As lindas lagoas de Baixio

Como já dissemos, em paralelo ao litoral de Baixio existem lindas lagoas que enchem os olhos dos turistas que visitam a região. Cercadas por natureza preservada, dunas de areia branca, restinga e alguns trechos de Mata Atlântica, essas lagoas são verdadeiros tesouros e chegar até elas é um dos melhores programas no litoral norte de Salvador.

Lagoa Azul

Apesar do nome, é importante que você saiba que a outrora água cristalina da lagoa mudou de tonalidade, se tornando escura como água de rio. Isso se deu em razão de um fenômeno causado pela excessiva presença turística sem o devido plano de manejo, com a vegetação de junco soltando parte da pigmentação que amarelou suas águas.

Mas vale ressaltar que a lagoa continua linda, suas dunas e vegetação são muito especiais, além da ótima infraestrutura, que oferece caiaques e pranchas de Stand Up Paddle para que os turistas possam curtir e explorar o local.

Lagoa da Panela

Água cristalina na Lagoa da Panela em Baixio
Água cristalina na Lagoa da Panela em Baixio

Agora imagine todas as belezas naturais e infraestrutura da Lagoa Azul e acrescente águas de um tom verde e cristalino único. Ou seja, no local você poderá remar em caiaques ou SUP sobre tamanha beleza ou mesmo banhar-se nessa maravilha que também é muito fotogênica e produz imagens incríveis.

A Lagoa da Panela é acessada através de passeios em automóveis 4X4 e o percurso até ela também é muito bonito, atravessando uma região de natureza praticamente virgem.

Lagoa Verde de Baixio

A lagoa Verde e sua paisagem surreal em Baixio
A lagoa Verde e sua paisagem surreal em Baixio

A Lagoa Verde certamente será a preferida pelos amantes de lugares mais naturais, já que não possui infraestrutura. Apenas conta com uma palhoça de madeira e palha que abriga do sol os turistas que a visitam.

A paisagem é simplesmente espetacular, composta por um conjunto onde uma duna de areia branca se esparrama até a margem da lagoa, que por sua vez possui águas tão verdes e cristalinas quanto as que existem na Lagoa da Panela. Um encanto de lugar que vale muito a pena visitar.

4. As cachoeiras de Baixio

A região no entorno de Baixio é tão rica em belezas naturais que também proporciona algumas pequenas cachoeirinhas em meio a paisagens mergulhadas em Mata Atlântica preservada. 

Cachoeira dos Índios

A Cachoeira dos Índios fica no lado oposto da Linha Verde, bem próxima ao vilarejo de Baixio e pode ser acessada de carro. Apesar de pequenina, é cercada por linda vegetação e proporciona um banho maravilhoso. Não é à toa que é considerada uma das cachoeiras mais bonitas da Bahia. Lá você encontrará uma rústica barraca onde se pode degustar alguns petiscos. 

Cachoeira dos Oitis

A Cachoeira dos Oitis fica próxima à Cachoeira dos Índios e ao povoado de Subaúma, também no lado oposto da Linha Verde. Tem formação de piscinas excelentes para o banho e proporciona natureza preservada e muita contemplação.

Cachoeira do Edgar

O lugar é exótico e foi iniciado por Seu Edgar e Dona Maria, que ao se encantarem com as belezas naturais, decidiram ficar por lá e fundar o povoado. Daí por diante nasceram os filhos, netos e hoje é uma pequena vila na zona rural de Esplanada, bem pertinho de uma cachoeirinha encantada.

Seu Edgard se foi, mas sua família preserva seu legado. Trançando palha se tornaram famosas no mundo inteiro e hoje o Artesanato Trançado das Marias gera renda para diversas famílias, com um trabalho muito bonito que merece ser prestigiado.

5. O mirante do Morro Mamucado

Para quem está visitando Baixio, ir ao Morro Mamucado é um passeio imprescindível! Trata-se de um mirante acessado por trilha de areia íngreme, mas também por automóveis 4X4. 

A vista é de tirar o fôlego, com os tons de verde e azul do mar em degradê e vegetação de restinga recheada por dunas de areia branca. Imperdível!

O povoado de Baixio e sua infraestrutura

A vila de Baixio possui ótima infraestrutura turística, oferecendo hospedagens variadas e para todos os perfis de turistas, que vão dos mais luxuosos como o incrível Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa, a pousadas como a Aldeola.

Excelentes também são alguns dos seus restaurantes, com destaque para as barracas localizadas na praia central, na barra do Rio Inhambupe e também no centro do povoado.

Como chegar a Baixio

O aeroporto mais próximo de Baixio é o de Salvador. O percurso segue por 121 km pela Estrada do Coco/Linha Verde (BA-099) em uma viagem de aproximadamente 2 horas. É possível chegar lá de ônibus, já que existem 2 linhas que vão para o Sítio do Conde e Esplanada, ambas com paradas em Baixio. Um bom local para pegar qualquer um desses ônibus é no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

Mas se você deseja chegar em Baixio com conforto e muito mais segurança, a melhor opção é contratar um transfer já a partir do aeroporto ou do hotel em que estiver hospedado em Salvador.

Quer saber mais sobre a linda Costa dos Coqueiros? Conheça também a Praia de Imbassaí, outro tesouro natural da Bahia e que está bem pertinho de Baixio!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page