Postado dia 09/06/24 | 5min. de leitura
Barra do Cahy: história e belezas naturais em um só lugar
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Existe uma praia na Costa do Descobrimento que, por incrível que pareça, nada mudou desde o primeiro desembarque português em suas águas. Após mais de 500 anos e tamanhas transformações de ordem social, demográfica e grande urbanização derivada dos tempos modernos, a Barra do Cahy é como um museu natural conservado pelo tempo.
Considerada a primeira praia do Brasil e localizada no litoral de Prado, possui um longo paredão de falésias e preserva até hoje, e de maneira intacta, a foz do rio marcado na Carta de Caminha, o local exato do primeiro desembarque português em terras brasileiras.
Um lugar de rara beleza, cujo acesso é possível através de estrada de barro e que ainda oferece um excelente restaurante à beira mar, sendo ideal para passar um dia maravilhoso com a família. Ficou curioso e quer saber mais sobre a Barra do Cahy? Continue conosco!
A chegada dos portugueses na Barra do Cahy em 1500
O que fazer na Barra do Cahy
O Restaurante da Glória
Onde fica a Praia da Barra do Cahy e outras praias próximas
Como chegar na Barra do Cahy e nas outras praias
A chegada dos portugueses na Barra do Cahy em 1500
Segundo a Carta de Pero Vaz de Caminha, no dia 22 de abril de 1500, a esquadra de Pedro Álvares Cabral avistou um morro alto, nomeado pelo capitão-mor como Monte Pascoal. Dormiram embarcados e no dia seguinte, 23 de abril de 1500, Nicolau Coelho utilizou um esquife para desembarcar nas imediações da foz do rio Cahy, sendo recebido pacificamente por 8 homens tupiniquins.
Cabral pediu que Nicolau Coelho também observasse se o rio tinha boa água para consumo humano. Em terra, Nicolau presenteou os tupiniquins com barretes, carapuças de linho e sombreiros, recebendo em troca arcos, flechas, chapéus de penas de ave e colares de contas.
Caminha diz em sua carta que os tupiniquins eram pardos, viviam nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas, além de belos, fortes sempre com arcos e setas nas mãos.
A noite, uma tempestade acometeu a esquadra, arrastando a nau capitânia das suas amarras, demonstrando que ali não era um bom porto. Na sexta-feira do dia 24 de abril de 1500, seguiram para o norte à procura de uma boa abrigada onde pudessem reabastecer com água e lenha. Ainda avistaram 60 a 80 homens tupiniquins na praia que pareciam se despedir dos portugueses.
Velejando por umas 10 léguas, encontraram um recife com um porto dentro… mas essa é uma outra história!
O que fazer na Barra do Cahy
Como já dissemos, a Praia da Barra do Cahy é belíssima e cercada por uma grande muralha de falésias e coqueirais, um trecho praticamente intocado do litoral brasileiro. O rio principal, o mesmo citado na Carta de Caminha, encontra nessa praia a sua foz, uma grande fenda entre as falésias composta por mangues e vegetação de restinga. Um lugar lindo e de natureza completamente preservada.
Para chegar até a foz do Rio Cahy, é só caminhar por aproximadamente 300 metros à esquerda. No limite da falésia há um marco talhado em madeira que registra o local do desembarque português em 1500, segundo estudos recentes realizados por historiadores que concluíram ser este o ponto descrito na Carta de Caminha.
A foz do Rio Cahy fica especial na maré baixa, momento em que se formam pequenos bancos de areia em forma de ilhotas, excelentes para relaxar ao sol.
O Restaurante da Glória
O canto direito da praia é o local onde está o maravilhoso Restaurante da Glória, espaço lindamente decorado, com excelente infraestrutura, ótimo atendimento e gastronomia invejável. Ainda conta com mesas, cadeiras e espreguiçadeiras super confortáveis, e um cardápio vasto, com ótimas opções de frutos do mar, moquecas, drinks diversos e diversas bebidas geladas.
O Restaurante da Glória também dispõe de um camping em local amplo, gramado, arborizado e com vista para o mar. O camping também dispõe de banheiros completos masculinos e femininos, além de ampla área onde se pode estacionar o carro e montar a sua barraca ao lado.
Vale muito a pena uma caminhada por cima da falésia a partir do restaurante, o visual lá de cima é incrível e rende fotos realmente lindas!
Onde fica a Praia da Barra do Cahy e outras praias próximas
A Barra do Cahy é distrito de Prado e está localizada no km 47 de um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro. Trata-se de uma estrada de barro com aproximadamente 90 km de praias incrivelmente belas e completamente preservadas entre a cidade de Prado e a maravilhosa Ponta do Corumbau.
Listamos as praias mais bonitas desse trecho que você não pode deixar de conhecer, seguindo de Prado rumo ao norte até Corumbau:
Praia do Tororão: possui um ótimo restaurante no alto de um morro que divide duas praias belíssimas e emolduradas por altas falésias.
Praia de Japara Grande: repleta de falésias e a foz de um rio cujas águas possuem tom avermelhado. Local belíssimo e que proporciona banhos maravilhosos. Também possui um ótimo restaurante no alto da falésia, de onde se tem uma vista maravilhosa.
Praia de Japara Mirim: como o próprio nome diz, a praia é muito semelhante à de Japara Grande, com uma foz de rio menor, mas não menos bonita. Praia completamente deserta e cercada de grandes falésias, um espetáculo!
Cumuruxatiba: vila especial cercada de praias lindas e ótimas opções de hospedagem para quem busca explorar a região.
Praia da Ponta do Moreira: certamente, é uma das mais espetaculares praias do mundo, um lugar único e de paisagens estonteantes. Completamente deserta e de geografia acidentada em meio a grandes muralhas de falésias, apresenta prainhas selvagens e completamente desertas que são o néctar da região!
Praia de Imbassuaba: longa praia de falésia baixa e coqueirais, com uma foz de rio mais ao norte excelente para passar o dia relaxando.
Praia do Calambrião: completamente selvagem e de vegetação densa que se funde entre resquícios de Mata Atlântica e restinga, possui mar calmo e paisagens lindas.
Praia da Barra do Cahy: é a diva inspiradora deste artigo.
Praia do Corumbau e Ponta do Corumbau: praia paradisíaca de areia fina e mar variando entre tons de azul turquesa e verde esmeralda. A sua extremidade é conhecida como Ponta do Corumbau, um local que na maré seca forma um longo banco de areia que se projeta oceano adentro e cercado por linda piscinas naturais de águas cristalinas.
Como chegar na Barra do Cahy e nas outras praias
A partir de Prado, seguir pela estrada de barro rumo ao norte sentido Ponta do Corumbau. A estrada é bem sinalizada e você poderá ir desbravando as praias que indicamos no tópico anterior. Chegando próximo, fique atento à sinalização que indica o restaurante da Glória, é pelo caminho oposto à placa que sinaliza um beach club recém construído e que fica ao lado.
Agora que você já explorou a Barra do Cahy e a região de Prado, que tal dar uma esticadinha mais ao norte e conhecer as maravilhas de Porto Seguro, a capital da Costa do Descobrimento? Pode ser uma excelente opção para tornar seu roteiro ainda mais interessante!