Postado dia 16/08/23 | 5min. de leitura
Bom Jesus da Lapa Bahia: conheça os encantos desse lugar
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Também conhecida como “a capital baiana da fé”, Bom Jesus da Lapa é a cidade dos romeiros, que todo ano se deslocam de vários lugares da Bahia e do Brasil para visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa.
Situada a 850 km de Salvador, Bom Jesus da Lapa recebe aproximadamente 2 milhões de romeiros e fiéis anualmente, que buscam no santuário de calcário com 90 metros de altura, promessas e milagres. Trata-se da terceira maior romaria do país, que vem ampliando, a cada ano, o turismo religioso na região.
Como todas as cidades banhadas pelo rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa ainda proporciona outras opções turísticas, como veremos a seguir.
Um pouco da História
Bom Jesus da Lapa está localizada na margem esquerda do rio São Francisco e no oeste baiano, região ocupada por diversas etnias indígenas antes da chegada dos portugueses, a exemplo dos cataguás, xacriabás, aricobés, tupinambás, tamoios, dentre outros.
Entre 1543 e 1550, o donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco Duarte Coelho Pereira esteve explorando a região. Em 1553, Tomé de Souza partiu em busca de conhecer a nascente do Velho Chico, chegando à região onde hoje está situada a cidade, mas não deixando nenhum povoamento.
Em 1663, Antônio Guedes de Brito recebeu grandes porções de terra no oeste baiano na forma de sesmarias, e seu latifúndio se tornou o segundo maior do Brasil colonial, sendo conhecido como Casa da Ponte.
Desbravador e sanguinário, Guedes de Brito foi responsável pelo extermínio das populações originárias na região e escravizando os indígenas sobreviventes. Assim, povoou a região fundando currais de gado.
Ainda no séc. XVII e em paralelo ao povoamento da Casa da Ponte, um monge português chegou em Bom Jesus da Lapa, caminhando desde Salvador e com uma imagem do Bom Jesus, desbravou o famoso morro e por lá se instalou numa gruta. Posteriormente, garimpeiros o encontraram e o local se tornou um santuário em 1691.
O monge Francisco de Mendonça Mar lá construiu um hospital e um asilo para os pobres e doentes e assim, ao lado da lapa, se desenvolveu o povoado chamado de Bom Jesus da Lapa.
O Santuário do Bom Jesus da Lapa
Considerado um lugar de milagres, o santuário fundado pelo monge português é a origem da cidade e razão do seu maior desenvolvimento, incluindo a grande fonte de receita gerada para o município através do forte turismo religioso que atrai.
A vista do alto do morro onde está o santuário é belíssima, onde se vê toda a cidade e também grande extensão do rio São Francisco. Os eventos mais famosos que acontecem por lá são as romarias da Terra, das Águas, dos Legionários, dentre outras. No mês de julho as atividades religiosas se intensificam, sendo que o auge é o dia 6 de agosto, quando ocorre a celebração solene e a cidade fica completamente tomada pelos romeiros.
A igreja do Santuário do Bom Jesus da Lapa é belíssima e exótica, já que foi construída dentro de uma gruta, sendo seu teto e paredes constituídos pela própria formação rochosa natural.
As grutas
A gruta do Bom Jesus da Lapa - É a principal e impressiona pelas suas dimensões, com 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 7 metros de altura. A Igreja da Lapa se funde à gruta, e muito se assemelha à uma catedral gótica, com um rico altar decorado conhecido por Altar dos Milagres.
Gruta de Nª Sª Aparecida - Após a entrada na gruta principal, à esquerda está a pequena gruta, onde acontecem os batismos. Possui uma réplica da imagem de Nª Sª Aparecida que se encontra na cidade de Aparecida.
Gruta do Santíssimo Sacramento - Mais uma pequena gruta recheada de histórias, beleza e fé. É onde ficam guardados a hóstia e o vinho, o corpo e o sangue de Jesus, além de local de confissões dos devotos com os padres do santuário.
Gruta de Nª Sª da Soledade - Ligada à gruta do Bom Jesus da Lapa por um grande túnel de 1.100 metros aberto em 1966, costuma abrigar até 3 mil fiéis no auge das romarias, onde ocorre as maiores celebrações e também o atendimento do sacramento da penitência. É uma das mais bonitas do santuário!
Gruta de São Geraldo Operário - A pequena gruta possui piso natural, uma imagem de São Geraldo e pequenas réplicas de casinhas em madeira, promessa paga pelo romeiro. O acesso se dá por trás do altar da gruta da Soledade.
Gruta da Sala dos Milagres - Local onde os devotos depositam sua fé na forma de artefatos deixados no cumprimento das suas promessas.
Outros pontos turísticos da cidade
Esplanada do Santuário - Possui um altar campal onde são celebradas as missas mais importantes. No local, estão instaladas 8 estátuas construídas pelo escultor Deocleciano Martins de Oliveira. Seriam 12 estátuas em homenagem aos apóstolos de Jesus, mas o artista faleceu antes de iniciar a construção da nona.
A Torre da Lapa - Foi projetada pelo Monsenhor Turíbio Vilanova, desenhada pelo mestre de obras Alcebíades Oliveira e construída em conjunto com os mestres Nezinho e Ezequiel Inocêncio. A torre foi inspirada nos castelos medievais espanhóis, sua obra foi iniciada em 1937 e concluída em 1952.
Catedral de Bom Jesus da Lapa - Situada numa linda e movimentada praça, a Catedral começou a ser construída em 2003 e suas obras ainda não foram concluídas. Mas o local já é turístico e muito frequentado.
Praça da Fé - Foi inaugurada em 2020 e sua linda arquitetura em estilo romano a transformou num dos pontos mais visitados da cidade.
Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova - Inaugurada em 2020, é uma homenagem a um dos maiores colaboradores quanto ao desenvolvimento da cidade.
A Barrinha
Localizada do outro lado do rio São Francisco, possui visão privilegiada do morro, um excelente lugar para banho onde se come as melhores comidas típicas da região à base do famoso peixe surubim, que é feito frito ou como moqueca.
De lá costumam sair passeios de barco que duram entre 20 e 25 minutos, e também passeios de lancha que percorrem até 40 km do Velho Chico.
Vale do rio Corrente
O ideal para conhecer o vale é contratar uma lancha ou um barco para navegar pelo rio São Francisco até encontrar o rio Corrente, chegando à cidade de Santa Maria da Vitória. O passeio proporciona paisagens belíssimas, passa por pequenas comunidades ribeirinhas e costuma durar o dia inteiro.
Hospedagem
Bom Jesus da Lapa possui muitas opções de hotéis e pousadas em estilos variados e que agradam a todos os públicos. Mas atenção, mesmo com a expansão hoteleira que vem ocorrendo, a cidade costuma não dar conta do grande número de visitantes em períodos de romarias.
Portanto, se você for entre julho e agosto, procure reservar sua hospedagem com bastante antecedência!
Como chegar
Alguns aeroportos estão próximos de Bom Jesus da Lapa, o de Vitória da Conquista, a 203 km, e o de Montes Claros em Minas Gerais, a 240 km de distância. Dessas cidades saem ônibus intermunicipais e interestaduais para Bom Jesus da Lapa, ou você poderá alugar um carro em alguns dos aeroportos e viajar até lá.
Se você curtiu este artigo, saiba que no Blog da Bahia Terra Turismo há muito mais. São dezenas de textos publicados mensalmente com o intuito de lhe informar sobre os mais diversos destinos baianos, assim facilitamos a escolha do seu próximo destino e a organização da sua viagem!