top of page
Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina: confira seus encantos

Postado dia 17/08/23 | 2min. de leitura

Cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina: confira seus encantos

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Muitos adjetivos distintos podem ser aplicados ao encarar pela primeira vez a maior e a mais imponente cachoeira do Brasil. Linda, magnífica, monstra, fantástica, gigante, espetacular, incrível, enfim, poderia escrever um texto inteiro só com palavras que expressem o que as pessoas sentem ao chegar lá.


A cachoeira da Fumaça fica perto do Vale do Capão, distrito da cidade de Palmeiras, e possui uma queda d’água de 380 metros, que literalmente vira fumaça com a força dos ventos que percorrem o cânion e a arrebatam lateralmente. Pode ser acessada de duas maneiras, numa trilha leve e tranquila e em outra pesada para trilheiros mais experientes e preparados fisicamente.


Das duas formas, o encantamento é garantido. Vamos explicar direitinho para que você possa saber como chegar nesse lugar magnânimo, sensacional, extraordinário…



Trilha da Cachoeira da Fumaça por Cima

Toda trilha na Chapada Diamantina possui algum grau de dificuldade, por menor que seja. É uma atividade que requer esforço e suor, mas que oferece enormes recompensas. Por isso o trekking é uma prática esportiva cada vez mais dinamizada no Brasil e no mundo.


A trilha da cachoeira da Fumaça por cima é considerada de nível médio, numa escala que ainda possui as categorias: fácil, difícil e dificílimo. Pode ser realizada num único dia em estilo bate-volta e como o nome já diz, acessa a cachoeira por cima, um cenário realmente amplo e muito impactante. Diversos elementos incríveis se misturam ao chegar lá, a começar pela cachoeira em si, mas também pela altura e grandiosidade do seu cânion.



Trilha da Cachoeira da Fumaça por Baixo

Bem, esse trekking é um dos mais famosos do Brasil e costuma receber trekkers do mundo inteiro. Em geral, são 4 dias de caminhada selvagem pelo “útero” da Chapada Diamantina, com trilhas diárias em grau dificílimo na escala já citada acima, compostas por subidas e descidas de serras em percursos sinuosos e repletos de obstáculos.


Além disso, o grau de dificuldade aumenta em função de os trilheiros precisarem levar suas mochilas com os equipamentos, comida e roupas necessários para os 4 dias de caminhada.


Mas se uma atividade assim só tivesse ônus, ninguém faria, não é mesmo? Agora vamos ao bônus: o trekking oferece uma oportunidade única de acampamento isolado no meio da natureza selvagem, com observação de animais silvestres em seu habitat natural, belíssimas cachoeiras no caminho como a do Capivara, Palmital e Mixila, além da Monstruosa Fumaça.


Sim, é isso mesmo, o impacto de chegar à cachoeira da Fumaça por baixo é monstruoso! E quanto maior o volume de água tiver no dia, mais difícil é o acesso a ela e mais profunda a experiência! O trekking de 4 dias para a cachoeira da Fumaça por baixo oferece também muitos cenários e mirantes fantásticos, que só sabe o que significa quem por esses caminhos de antigos garimpeiros passou.


Quer conhecer os passeios, trilhas e caminhos da Chapada Diamantina? A Bahia Terra Turismo te leva aos melhores, com guias profissionais e muita segurança!

Conheça a Chapada Diamantina com a Bahia Terra Turismo.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page