top of page
Canoa polinésia: se aventure no esporte em Salvador

Postado dia 05/11/24 | 5min. de leitura

Canoa polinésia: se aventure no esporte em Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Sem dúvidas, existem diferentes modalidades de esportes aquáticos e quando falamos sobre canoas, isso não é diferente. Esse veículo utilizado por diversos povos ao longo da história, hoje é utilizado principalmente como modalidade esportiva. Vamos conhecer mais sobre a prática esportiva da canoa polinésia em Salvador?

A Bahia tem destinos para todos os gostos, alguns mais exóticos e outros mais tradicionais, porém algo todos têm em comum: a grande oferta de atividades e passeios para momentos de lazer incríveis.

A canoa polinésia, por exemplo, é uma atividade que permite ao visitante chegar a lugares especiais por seu próprio mérito, quer saber mais? Confira então as próximas linhas e saiba acerca das opções.

canoa polinésia herança de muitos povos
A canoa Polinésia no horizonte urbano.

O que é uma canoa polinésia

Passeio de canoa polinésia em parada na prainha do Forte São Marcelo - Salvador
Passeio de canoa polinésia em parada na prainha do Forte São Marcelo - Salvador

Primeiramente, explicaremos um pouco sobre as características da canoa polinésia e sua história.

De acordo com historiadores, uma grande parte do Oceano Pacífico, onde existem diversos arquipélagos como Tahiti, Hawaí, Tuamotu, Tonga, Sociedade, além de grandes ilhas como Nova Zelândia e Ilha de Páscoa,, eram ocupados por povos parentes provavelmente descendentes de origens semelhantes.

Estes são conhecidos como polinésios, e chegaram em suas ilhas através da navegação em canoas construídas por eles. Embora algumas delas tivessem adaptações locais conforme o mar da região, o fato é que a construção mantinha o casco, o flutuador lateral e os braços que ligam as duas partes mencionadas anteriormente.

Além de toda a parte de construção das canoas conforme as condições gerais que o mar apresentava em determinadas áreas, muitas técnicas de remada também foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, sendo algumas delas utilizadas nos dias atuais.

Na modalidade da canoagem polinésia existem diferentes estilos, sendo a dimensão das canoas algo determinante, pois define a quantidade de remadores. Apesar de possíveis diferenças quanto ao estilo de remada e construção das canoas entre os povos polinésios, atualmente se considera os termos canoa havaiana e canoa polinésia como sinônimos.

A primeira canoa havaiana a chegar no Brasil se chamava Lanakila, chegando por aqui em 2000. Com o passar do tempo, primeiramente o esporte ficou ligado à Confederação Brasileira de Canoagem e, em seguida, passou para a Confederação Brasileira de Va'a, responsável pela canoagem polinésia atualmente.

Sua principal característica é o segundo casco da embarcação que serve de estabilizador, o que dá mais velocidade à estrutura, sem que para isso seja necessário comprometer a segurança do equipamento.

Quais são os benefícios da prática

navegação em grupo
Navegando juntos: uma jornada de saúde na cidade

Agora que você conhece detalhes sobre toda a história do esporte e sobre a estrutura da embarcação, devemos dizer que além da diversão, a prática da canoagem polinésia também oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Melhora o foco e o equilíbrio;

  • Pode ser uma atividade que permite a relação entre pessoas, o que é ideal para fazer amizades;

  • Pode auxiliar na perda de peso, pois é uma atividade de alto gasto calórico;

  • Melhora o condicionamento físico e a resistência;

  • Atua na tonificação dos músculos, sendo um ótimo exercício para deixar o corpo em forma;

  • Garante ótimas vivências, como a exploração das paisagens naturais;

  • Pode ser um complemento para um estilo de vida mais saudável.

Locais para se aventurar em Salvador

Se você ficou interessado(a) em conhecer de perto todas as vantagens da canoa polinésia, podemos dizer que Salvador é o ponto perfeito para esse momento de diversão e descontração.

Isso em razão da nossa região possuir lindas praias e águas calmas, o que contribui significativamente para que a prática seja tranquila, principalmente para os iniciantes. Confira abaixo duas opções de passeios de canoa polinésia na primeira capital do Brasil.

Forte São Marcelo

a canos e suas vantagens
Rumo ao forte em canoa polinésia.

O Forte São Marcelo é um ponto turístico em Salvador, sendo também uma edificação histórica erguida a 300 metros da costa. É bem próximo de outras atrações que chamam a atenção dos visitantes, ficando a poucos minutos de distância do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda.

No passeio de canoa polinésia por essa região da Baía de Todos os Santos, é possível conhecer alguns dos principais cartões postais da cidade por meio da embarcação, e isso proporciona ângulos indescritíveis.

No caso, a Bahia Terra Turismo em conjunto com o Kilakila Va'a oferecem a possibilidade, sendo que o roteiro do passeio para o Forte São Marcelo começa na Praia da Preguiça, passando por outros pontos até chegar ao destino.

No pacote, está incluso o uso da canoa, o guia remador, colete salva-vidas e remos. O passeio tem duração média de 1h30 e proporciona um delicioso banho de mar na prainha do Forte São Marcelo se a maré tiver baixa, ou mesmo bem pertinho dele com a maré alta.

Porto da Barra

Pôr do sol único visto da canoa Polinésia.

Como já dissemos, passear de canoa polinésia em Salvador pode ser uma excelente opção para conhecer os principais pontos turísticos da área por meio de uma ótica diferente.

O Porto da Barra fica em um bairro mais tranquilo da região, sendo a praia uma das mais requisitadas, especialmente quando o assunto são águas claras e calmas.

Assim, como a opção mencionada anteriormente, a Bahia Terra Turismo em conjunto com a Kilakila Va'a oferecem uma experiência completa para quem deseja experimentar o esporte.

O passeio de canoa polinésia para o Porto da Barra começa na Praia da Preguiça, passando por toda a extensão do Corredor da Vitória, passando pelo lindo Solar do Unhão, pela famosa Praia da Gamboa, até chegar no destino e se deliciar com uma parada para banho no meio do mar cristalino.

O melhor de tudo é o visual fantástico do Farol da Barra e da Praia do Porto da Barra, podendo observar também os Fortes São Diogo e Santa Maria.

Este passeio oferece as mesmas condições que o anterior, incluindo o uso da canoa, o guia remador, colete salva-vidas e remos. A atividade tem duração média de 1h30.

Inclua a canoa polinésia em seu roteiro e divirta-se!

Enfim, você conheceu todas as informações sobre a canoa polinésia e as possibilidades de passeios utilizando-as em Salvador.

Em resumo, qualquer pessoa pode se divertir com o esporte, desde iniciantes até profissionais. O ponto positivo de contratar uma agência, além de contar com todo o equipamento necessário para a prática, é ter um guia remador que conhece a região para auxiliar durante o passeio. Isso fornece mais segurança para que tudo ocorra conforme planejado.

Além disso, quando você tem uma boa equipe para remar junto a você, muito provavelmente você não sentirá tanto cansaço físico para fazer o percurso estabelecido. As técnicas são ensinadas previamente para que os comandos estejam em harmonia, o que também favorece o bom andamento do passeio e otimiza a experiência.

Se você gostou deste texto, te convidamos agora a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer as 9 melhores praias da Bahia para os mais variados perfis e seguir se apaixonando pelas belezas do nosso estado!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page