Postado dia 16/01/24 | 3min. de leitura
Forte de Santa Maria: se encante com essa joia histórica
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Um dos pontos altos de visitar o bairro da Barra em Salvador, além da beleza natural das suas praias, são os antigos fortes que compuseram a defesa da cidade no início do período colonial. Os Fortes Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), São Diogo e Santa Maria estão dispostos praticamente lado a lado em menos de 1 km de perímetro.
Quanto ao Forte Santa Maria, que é nosso tema central neste artigo, é o menor deles, mas não menos encantador. Posicionado sobre um pequeno promontório rochoso de uma das praias mais bonitas de Salvador, está cercado por um mar verde cristalino e pelas paisagens compostas pelo Forte Santo Antônio da Barra ao seu lado esquerdo, e o Forte São Diogo ao seu lado direito.
Um pouco da história do Forte de Santa Maria
Em 1624, os holandeses invadiram Salvador e ocuparam com muita facilidade a região onde hoje está situada a praia do Porto da Barra. Pouco tempo após a reocupação, os portugueses decidiram reforçar as defesas da cidade e um dos lugares escolhidos foram exatamente as praias da Barra.
Assim, juntamente com o Forte São Diogo, foi construído o Forte Santa Maria, que só veio a tomar a forma atual entre 1694 e 1702, quando foi reconstruído. O monumento ainda preserva o brasão do Brasil Imperial e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1938. Atualmente é administrado pelo Exército Brasileiro.
Prainha do forte
São poucos os baianos e soteropolitanos que sabem da existência dessa pequena praia ao lado direito do Forte Santa Maria. É belíssima em sua curta faixa de areia recheada de rochas vulcânicas.
O mar verde cristalino e a presença arquitetônica imponente das muralhas do Forte, tornam a prainha de uma beleza tão exótica que pode ser facilmente comparada a muitos lugares encantadores do Mar Mediterrâneo.
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana
Não poderia haver lugar mais especial que o Forte Santa Maria para abrigar em seu interior, uma exposição de parte da obra fotográfica do genial Pierre Verger.
O que poucos sabem é que o franco-brasileiro deixou um grande legado em pesquisas históricas e antropológicas ligadas à cultura afro-brasileira, além das suas aclamadas fotografias que expressam significados e resgatam muito da baianidade.
O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana mostra fotografias de tirar o fôlego produzidas por variados profissionais além de Verger, mostrando a Bahia por diversos olhares.
Ainda contempla projeções, sala-cinema, mapa interativo e realidade virtual. No conjunto, o espaço possui um acervo de mais de 5 mil fotografias em exposição permanente e dividida em seis eixos principais: Retratos, Paisagens Urbanas, Cultos Afro-Brasileiros, Interior da Bahia, Cenas do Cotidiano e Fotografia Contemporânea.
Dias e horários de funcionamento: de quarta a segunda, das 11h às 18h. Entrada até às 17h.
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Importante: entrada válida também para visita ao Carybé de Artes (Forte de São Diogo).
Atrativos próximos
O Forte Santa Maria está localizado entre o Forte Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), onde funciona o Museu Náutico da Bahia, e o Forte São Diogo, onde funciona o Espaço Carybé de Artes.
O passeio completo certamente deve contemplar a visitação dos 3 fortes e os ambientes histórico-culturais que estão no interior deles. Um lugar para passar o dia!
Quer um transfer do seu hotel para o Forte Santa Maria e vice-versa?
Fale agora com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo e conheça as condições desse serviço que é a maneira mais confortável e segura de se deslocar na cidade.