Postado dia 07/11/24 | 3min. de leitura
Forte São Marcelo: confira esse maravilhoso atrativo de Salvador
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Você está com planos de vir para Salvador em breve mas ainda não sabe ao certo o que fazer na capital baiana, e nem mesmo quais atrações turísticas colocar em seu roteiro? Pois então anote essa dica: reserve um tempinho de sua estadia para conhecer o Forte São Marcelo.
Aliás: é bem provável que praticamente qualquer pessoa que já tenha vindo para essa cidade e explorado seus principais pontos turísticos já tenha visto esse Forte, mas sem saber ao certo sobre o que se trata e sobre qual é a sua importância histórica.
Na leitura a seguir, saiba tudo o que precisa a respeito dele, e entenda por que essa é uma atração que deve fazer parte da sua viagem.
O que é, afinal, o Forte São Marcelo
O Forte São Marcelo, em Salvador, nada mais é do que uma das muitas fortalezas que se destacam em destinos turísticos brasileiros.
E seu destaque, especificamente, está no fato de que se trata de uma construção feita em formato circular, e no mar!
Tanto que ele também é conhecido pelos locais como Forte do Mar, e ganhou de Jorge Amado o simpático apelido de Umbigo da Bahia.
Justamente por conta do local em que foi construído, é impossível lhe conferir um endereço exato. Mas, não há erro: ele está praticamente na frente do Mercado Modelo, a uma distância de 300 metros (aproximadamente) da costa.
E aí vão algumas informações de caráter histórico a seu respeito:
O Forte São Marcelo foi construído no século XVII, em estilo renascentista, como uma forma de defender a cidade de Salvador de invasões estrangeiras.
Atualmente, ele é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, após ter inúmeros momentos interessantes marcados em sua história.
Esteve de pé durante a Guerra da Independência, recebeu ocupação holandesa, foi prisão política... E, já em tempos mais “atuais”, foi o lar de museus, por exemplo.
Passeio para o Forte São Marcelo: saiba como fazer o seu quando vier para Salvador
Quem está na parte alta da cidade, mais especificamente em pontos estratégicos como o Elevador Lacerda, também consegue avistar essa belíssima fortaleza, e certamente fica com vontade de visitá-la.
E, como pode ser notado por meio das informações acima, tal visita só pode ser feita por meio de uma embarcação, uma vez que o Forte São Marcelo está distante da costa.
É muito importante ter em mente, também, o fato de que a estrutura foi fechada para visitação interna em 2011, e se mantém assim até hoje. Seu lado externo, porém, ainda recebe visitantes.
Logo, percebe-se que a visita a esse local, embora renda ótimas fotos e uma boa dose de diversão (além de permitir que o turista aprecie Salvador por um ângulo totalmente novo), é consideravelmente curta.
Nossa dica, nesse caso, é que você aproveite para conhecer mais de um ponto turístico de uma vez, o que pode ser feito por meio do passeio de Canoa Polinésia até o forte.
Ele tem início na Praia da Preguiça, passa por dois pontos turísticos espetaculares para fotos e, por fim, chega ao Forte São Marcelo, onde o turista poderá tomar um banho de mar antes do retorno à terra firme.
Um passeio realmente único, não é mesmo?
Saiba mais sobre o Passeio de Canoa Polinésia clicando aqui, e entenda por que ele é a melhor opção para quem quer ver a fortaleza de perto.