Postado dia 30/07/24 | 3min. de leitura
Igreja do Senhor do Bonfim: leia e faça sua visita
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Em qualquer lista sobre o que fazer em Salvador sempre deve haver espaço para uma visita, mesmo que rapidamente, à Igreja do Senhor do Bonfim.
Esse importante templo católico chamado também de Igreja Basílica Nosso Senhor do Bonfim ou simplesmente Igreja do Bonfim, é um verdadeiro marco não só religioso, mas também arquitetônico da cidade.
Não importa muito como você decidirá chamá-lo, o que realmente vale é reconhecer sua importância, a fim de colocá-lo no roteiro de sua viagem em Salvador.
Afinal de contas, a Igreja do Bonfim é repleta de mitos, lendas, e sua história se funde à história de resistência de um povo escravizado que manteve firme suas crenças e fé, por meio de um sincretismo muito presente e que permeia toda a a atmosfera que envolve este incrível monumento soteropolitano.
Saiba, abaixo, todas as informações importantes sobre ele.
O que faz a Igreja do Senhor do Bonfim ser tão famosa
Anualmente, milhares de pessoas, incluindo moradores e turistas, se dirigem à Igreja do Senhor do Bonfim para acompanhar a famosíssima lavagem da escadaria.
Esse evento, que teve origem mais especificamente no ano de 1773, é um dos motivos que fazem com que esse templo seja tão famoso.
Não podemos esquecer, ainda, do icônico gradil no qual as fitinhas se mantêm amarradas: entre todos os destinos brasileiros famosos disponíveis, há quem escolha Salvador simplesmente para também colocar sua fita ali, e tirar a foto que já é praticamente obrigatória durante a visita.
Por fim, não há como negar a beleza dessa igreja: trata-se de uma herança colonial, e que ainda hoje mantém intactas muitas de suas características.
Esse Patrimônio Histórico da Humanidade, portanto, como não poderia deixar de ser, possui inúmeros azulejos em sua composição. Além disso, a mistura entre os estilos rococó e neoclássico, junto aos afrescos, cria um visual único, que em nada perde para as mais belas igrejas de Portugal.
Encantador também é o interior da igreja, com suas talhas neoclássicas ricamente adornadas em ouro e um lindo afresco no teto concebido por Franco Velasco, da Escola Baiana de Pintura.
O renomado pintor foi também autor de diversas pinturas e iluminuras em outras igrejas de Salvador, a exemplo da Igreja Matriz de Santana e do forro da capela-mor da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento na Ilha de Itaparica.
Outras informações importantes a respeito dessa atração de Salvador
Mesmo para quem não é católico, à Igreja do Senhor do Bonfim é indispensável. E você sabia que Salvador possui centenas de igrejas católicas, e que a Igreja do Bonfim está no topo da lista dos mais importantes?
E o melhor, ela possui ótima localização em área aberta, gramada e com lindo paisagismo, o que torna a visita ainda mais gostosa se a opção for realizar um piquenique.
Esta igreja está no Largo do Bonfim (s/n), e é facilmente localizável por meio de um GPS, por exemplo. Assim, você pode chegar até lá solicitando um táxi ou mesmo utilizando o transporte público.
Caso prefira, porém, poderá solicitar um serviço de transfer, que irá te buscar no hotel e te levará até essa atração turística e outras do seu interesse.
Da Igreja do Senhor do Bonfim até o Pelourinho, inclusive, são apenas 20 minutos de carro. Caso queira “dar uma esticada” mais considerável e ir até a Praia do Forte, por exemplo, o percurso a partir da basílica será de aproximadamente 01h30.
Ou seja: é perfeitamente possível criar um roteiro riquíssimo, no qual tanto essa importante igreja católica quanto outros pontos turísticos de Salvador e arredores sejam contemplados.
Até mesmo o horário das missas na Igreja do Bonfim é extremamente diversificado, favorecendo o turista que precisa se planejar.
O estado da Bahia é riquíssimo culturalmente e para entender melhor o tema, leia o próximo post e conheça fatos interessantíssimos da cultura baiana que enriquecerão ainda mais a sua viagem.