Postado dia 17/07/24 | 4min. de leitura
Lençóis - Chapada Diamantina: o início das aventuras na região
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Sem dúvidas, a maioria dos viajantes que gostam de cachoeiras, natureza e atrações históricas, já ouviu falar sobre algumas regiões da Bahia. Nesse caso, hoje abordaremos uma cidade incrível para exploração e diversão: Lençóis, na Chapada Diamantina.
Para quem pretende conhecer alguns dos locais turísticos que ficam nas redondezas, Lençóis se torna uma cidade muito importante, já que pode servir como base para muitos passeios e também um local excelente para descansar em boas pousadas.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça a fundo o que o município pode oferecer!
Como chegar a Lençóis, na Chapada Diamantina?
Antes de mais nada e para que você consiga planejar a sua viagem adequadamente, é preciso que você entenda como chegar até Lençóis, na Chapada Diamantina. A cidade fica a 430 km de Salvador, sendo uma das que mais recebem turistas que desejam se acomodar na Chapada Diamantina.
Existe um aeroporto bem próximo à Lençóis, na cidade de Tanquinho, a cerca de 25 km. No entanto, é preciso entender que a oferta de voos até o local é bem reduzida, o que pode dificultar a escolha até para quem já está na capital baiana. Além disso, existem muitas controvérsias sobre as operações dos voos, com informações imprecisas que não transmitem segurança.
Por esses e outros motivos, os meios de transporte mais utilizados são as opções terrestres. Sendo que o percurso de carro partindo de Salvador até Lençóis pode levar em média 6 horas. Por outro lado, o percurso de ônibus pode levar ainda mais tempo, totalizando de 7 a 9 horas de viagem.
As estradas que ligam a região, em geral, têm boas condições. Considerando isso e o conforto do turista, o mais indicado é verificar a possibilidade de escolher um transfer. Afinal, dessa forma é possível ter tranquilidade de partir diretamente do aeroporto até o seu destino na Chapada Diamantina.
Como é a cidade de Lençóis?
A cidade de Lençóis é muito bem estruturada, embora seja pequena. Em apenas um dia é possível conhecer o centro inteiro, podendo aproveitar as dezenas de restaurantes e bares, como também as atrações históricas, como os casarões antigos, igrejas e praças.
Durante a noite, o visitante tem muitas opções para aproveitar bastante no jantar, com direito a drinks diversos e cerveja gelada. O município é considerado Patrimônio Histórico Nacional, sendo que muitas das suas características do séc. XIX estão preservadas até os dias de hoje.
Porém, o mais importante é que o destino também é ponto de partida para outras diversas áreas interessantes, que falaremos detalhadamente mais adiante.
Onde se hospedar na cidade?
Encontrar boas pousadas em Lençóis, na Chapada Diamantina, não é uma missão muito difícil. Entre algumas opções, podemos citar 3 delas nos tópicos abaixo. Confira!
Terra dos Diamantes Hotel
A estrutura fica na Av. Arnulpho Moraes, próximo à Praça Otaviano Alves. Conta com restaurante, bar, além de piscina externa e quartos amplos com espaço para até 3 pessoas.
Pousada Canto no Bosque
A estrutura fica localizada na trilha do Ribeirão do Meio, o que oferece uma paisagem em meio a natureza para os hóspedes. Conta com área externa com piscina, decoração rústica e quartos para até 4 pessoas.
Pousadas das Árvores
Por fim, essa estrutura fica em uma das avenidas principais de Lençóis, oferecendo um ótimo custo-benefício. Conta com piscina externa, jardins e quartos para até 4 pessoas.
O que fazer em Lençóis?
Lençóis é o ponto de partida para grande parte dos pontos turísticos da Chapada Diamantina e nas proximidades há ótimas opções de lazer. Embora a cidade seja rústica e possuir atmosfera bucólica, ainda assim, é um município turístico com excelente infraestrutura e oferece variadas opções de lazer.
Por isso, durante o dia ou noite, você encontrará boas opções para se divertir. Confira algumas delas nos tópicos abaixo.
Serrano
O Serrano fica bem próximo ao centro de Lençóis, o que facilita o passeio. Trata-se, basicamente, de um conjunto de piscinas naturais com profundidades variadas, onde existe também uma pequena cascata para tomar banho e descansar.
As águas, assim como as de outros pontos da Chapada Diamantina, são escuras e frias. É preciso fazer uma curta caminhada para chegar até lá, sendo que esta varia de 25 a 30 minutos.
Ribeirão do Meio
Este trata-se de um conjunto de quedas d'água do Rio Ribeirão, próximo ao centro de Lençóis. Fica a cerca de 3,5 km da região, sendo que a caminhada para chegar até lá é fácil.
O local atrai muitos turistas, o que o torna um ponto bem agitado do município, especialmente aos finais de semana. Além disso, uma das áreas de destaque é a pedra em formato de tobogã que diverte a todos.
Seguindo a trilha por mais 1 hora a partir do Ribeirão do Meio, é possível chegar até a Cachoeira do Sossego, outra das melhores cachoeiras da Chapada Diamantina.
Morro do Pai Inácio
Embora o local não fique efetivamente em Lençóis, o ponto fica praticamente na divisa do município com a região de Palmeiras. Por lá é possível subir a uma altura aproximada de 1000 metros de altitude, sendo que a trilha é relativamente fácil e segura.
O Morro do Pai Inácio pode ser uma boa diversão para turistas, especialmente durante a tarde, já que o local é perfeito para apreciar o pôr-do-sol.
Vale a pena escolher a região para a estadia?
Agora que você já sabe todas essas informações sobre Lençóis, podemos afirmar que vale muito a pena escolher esta cidade para a sua estadia na Chapada Diamantina.
Certamente existem outros municípios na região que são igualmente interessantes. Mas Lençóis apresenta locais estratégicos para que o turista possa se locomover com facilidade.
Além disso, é por lá que existe a maior variedade de restaurantes e hospedagens para garantir dias tranquilos. Nesse caso, a depender da sua disponibilidade, Lençóis pode ser o ponto certo para compor de 3 a 4 dias do seu roteiro na Chapada.
Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer a Rota da Cachaça, na Bahia, localizada nas proximidades da Chapada Diamantina.