top of page
Onde surfar na Bahia? Confira as praias mais incríveis

Postado dia 21/02/24 | 10min. de leitura

Onde surfar na Bahia? Confira as praias mais incríveis

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Por Márcio Torres

Ex-bodyboarder profissional e técnico campeão mundial de Bodyboarding


A Bahia é o estado que possui o maior litoral do Brasil, com aproximadamente 1000 km de praias compostas por formações e posições geográficas diversas, além de recheada por recifes de corais e rochas vulcânicas.

Todos esses fatores contribuem para a formação de ondas perfeitas e oferecem picos para o surf de muita qualidade, que funcionam com ondulações oriundas de Sul, Sudeste e Leste.

Além de muitas praias estilo beach break, ou seja, com boas ondas quebrando em fundos de areia, suas ondas point break, aquelas que rompem afastadas da costa, de forma simétrica e no mesmo lugar sobre bancadas de corais ou rochas, estão entre as mais perfeitas do mundo quando a combinação de vento, maré e swell se encaixam em plena harmonia.

Onde surfar na Bahia?

Com certeza muitos turistas em visita ao nosso estado se fazem esta pergunta: onde surfar na Bahia? Resolvemos facilitar as coisas e listamos alguns dos principais destinos que proporcionam boas ondas, suas características e melhor época do ano para surfar, confira:

  • Litoral Norte

  • Salvador

  • Morro de São Paulo

  • Itacaré

  • Ilhéus

Litoral Norte

O litoral norte baiano possui 273 km de extensão, suas praias são de mar aberto e recebem grandes e potentes ondulações que podem chegar aos 12 pés (4 metros) nos swells mais intensos. 

Porém, as melhores condições para o surf acontecem com swells de até 8 pés (2,5 metros), onde as ondas rompem perfeitamente com muita frequência nas estações de outono, inverno e até o início da primavera. 

São muitos os destinos de surf por lá, com ondas de todos os tipos e para todos os gostos:

Lauro de Freitas

Lauro de Freitas é a primeira cidade ao norte de Salvador e faz parte da sua zona metropolitana. Possui duas praias muito frequentadas pelos surfistas e o acesso é bem fácil pela proximidade e vizinhança com a praia de Stella Maris, limite litorâneo da capital baiana.

  • Praia de Ipitanga - beach Break com ondas potentes e tubulares que funciona com swells de três direções: sul, sudeste e leste, sendo o swell de sul o que apresenta as maiores e mais perfeitas ondulações.  Por ser uma praia aberta, necessita de brisa terral ou de vento parado para que as ondas quebrem com perfeição. Recebe boas ondulações que variam entre 2 e 8 pés, podendo chegar até 12 pés em swells extraordinários. Oferece tubos na maré baixa e ondas mais cheias na maré cheia para os dois lados.

onda grande em vilas do atlantico
Onda grande em Vilas do Atlântico
  • Vilas do Atlântico - praia que proporciona um mix de beach break e reef break, ou seja, que mescla fundo de areia e corais. Recebe ondulações potentes para os dois lados, que variam entre 2 e 8 pés, podendo chegar até 12 pés em swells extraordinários. 

Necessita de brisa terral ou vento parado para que suas ondas funcionem perfeitamente, com tubos na maré baixa e ondas mais cheias na maré cheia.

Arembepe

A vila de Arembepe é distrito de Camaçari e possui alguns beach breaks de muita qualidade, podendo ser acessada pela rodovia BA-099, também conhecida como Estrada do Coco. Arembepe está a apenas 10 km do Aeroporto Internacional de Salvador.

  • Praia do Piruí ou Interlagos - é o principal pico de surf de Arembepe, recebe fortes ondulações que variam entre 2 e 8 pés, podendo chegar a 12 pés em swells muito raros. Em geral, possui ondas de boa formação para os dois lados, necessitando de brisa terral ou vento parado para que os tubos rolem perfeitos na maré baixa.

tubo cristalino praia do pirui arembepe
Tubo cristalino de manhã cedinho na Praia do Piruí

Na maré cheia, proporciona ondas mais longas com ótima formação para iniciantes em dias de ondulação pequena.

Scar Reef

É o mais famoso point break do litoral norte baiano, sua onda é simétrica e muito se assemelha às ondas da Indonésia pela perfeição e qualidade dos tubos. Possui dois picos que correm para a direita, o reef e o 2º reef, que se unem formando um tubo longo nos melhores swells de sul, mas que funcionam como duas ondas separadas em swells de leste e sudeste.

Scar Reef recebe ondulações perfeitas de até 8 pés, e quando passa disso a formação das ondas fica prejudicada. O momento dos tubos acontece entre a meia maré e a maré baixa, quando o volume d’água diminui e os tubos rolam perfeitos. 

Não é uma onda indicada para iniciantes, sendo necessário uma boa experiência em tubos, principalmente nos dias maiores.

A onda de Scar Reef está localizada  em uma fazenda de cocos, 500 metros ao sul do condomínio Genipabu Summer House e a 47 km do aeroporto e pode ser acessada em carro próprio ou transfer.

Praia do Forte

A Praia do Forte é conhecida internacionalmente pelos cenários de novela e pelo Projeto Tamar, mas o que poucos sabem é que ela proporciona ondas perfeitas e tubulares em suas rasas bancadas de corais. 

  • Pico do Papa Gente - é a onda mais famosa da Praia do Forte, possui um canal no meio que divide dois picos, um tubo para direita e outro para esquerda. Onda forte e não indicada para iniciantes, funciona com qualidade até 8 pés e recebe ondulações de leste e sudeste, sendo o quadrante sul a melhor direção.

O melhor momento é entre a meia maré e a maré baixa, quando os tubos rolam sobre a rasa bancada de corais. É preciso brisa terral ou vento parado para que os tubos cristalinos fiquem alinhados e ainda mais perfeitos.

É bem fácil chegar na Praia do Forte, que está apenas 60 km distante do Aeroporto de Salvador. Você poderá alugar um carro ou mesmo contratar um transfer, tornando sua viagem mais segura e confortável.

Salvador

Salvador foi a primeira capital do Brasil, cidade histórica e rica em musicalidade e cultura, mas também é a capital do surf e oferece uma infinidade de picos para os amantes das ondas.

Falar de todas as ondas da cidade daria um livro, então destacamos apenas algumas para iniciantes e outras para a galera “faixa preta” e especialista em tubos, confira:

Praia de Piatã

É o final da praia de Jaguaribe, sua curvatura e bancos de corais posicionados a 600 metros da costa protegem a praia de grandes ondulações. Por isso o pico é perfeito para iniciantes e raramente suas ondas passam de 3 pés, sendo um beach break cujas melhores condições de surf acontecem na maré cheia.

onda cristalina praia de jaguaribe salvador
Onda cristalina na praia de Jaguaribe

Praia de Jaguaribe

Geralmente possui ondas cheias, sendo ótima para iniciantes nos dias com ondulação pequena. Em grandes swells, que podem chegar até 10 pés, oferece longa e perigosa arrebentação, formando ondas longas em seu fundo de areia.

Stella Maris

É a praia de surf mais famosa de Salvador em função de ter sido palco de competições nacionais e internacionais de surf e bodyboarding. O pico do Padang é o mais procurado pelos surfistas, um beach break com ondas fortes e tubulares que podem chegar a 10 pés nos maiores swells. 

Além do Padang, existe uma infinidade de reef breaks onde rompem tubos perfeitos que funcionam em diferentes marés, como Corrente, Massacre, Chupa e o Shore Break, a onda mais perigosa de Salvador.

Praia de Armação

Trata-se do beach break mais potente da cidade, com ondas tubulares e muito fortes, não sendo indicado para iniciantes. Recebe ondulações perfeitas entre 2 e 8 pés, mas que podem chegar a 12 pés em swells monstruosos e quase que insurfáveis. 

A melhor direção é sul, mas recebe boas ondulações de sudeste e leste também. Quanto à maré, a onda é tão poderosa que os tubos rodam até na maré cheia, a depender do swell.

Praias da Barra

As praias da Barra estão na entrada da Baía de Todos os Santos e suas ondas só funcionam perfeitamente com swells de sul e recebendo ondulações menores em swells de sudeste.

Pela posição geográfica, os picos da Barra são sempre excelentes opções quando entram grandes swells de sul acompanhados de muito vento, pois costumam oferecer condições de mar mais alinhadas e melhor formação.

ondulacao grande na barra salvador
Ondulação grande na Barra
  • Barravento - Recebe ondas enormes nas grandes ressacas, com ondas que variam entre 2 e 8 pés, mas podendo chegar a 10 pés nos dias maiores. Beach break poderoso com tubos em todas as marés e não indicado para iniciantes nos dias maiores. 

  • Farol da Barra - O icônico Farol da Barra também é palco de uma onda linda, esquerda cheia, longa e perfeita que rompe sobre uma bancada de corais, sendo o paraíso dos longboarders. Só funciona com grandes ondulações de sul.

  • Reloginho - direita cheia e perfeita que funciona em uma pequena prainha do lado esquerdo do Forte Santa Maria. Só funciona com grandes ondulações de sul.

Morro de São Paulo

Quem vê as fotos da Primeira Praia do Morro de São Paulo divulgadas pelas agências de turismo na internet não acredita que ali funciona uma das ondas mais perfeitas da Bahia. Há 650 metros da praia e sobre uma linda bancada de corais, corre uma direita que proporciona um dos tubos mais lindos da Bahia, é a rara onda da “Pedra do Moleque”.

O problema é encontrar ela funcionando, já que por lá não encostam swells de sul, os mais constantes da Bahia durante as estações de outono e inverno. Mas se você tiver sorte, quem sabe não agrega alguns tubos em sua viagem ao Morro de São Paulo?

Como chegar

É bem fácil chegar ao Morro de São Paulo, já que este paraíso é bem conectado a Salvador. Você poderá viajar até lá de catamarã, avião, helicóptero e também através de transfer semi-terrestre.

Itacaré

A cidade de Itacaré é conhecida como “Havaí Baiano” pela força, tamanho e qualidade das suas ondas. São inúmeras prainhas cercadas por morros de Mata Atlântica que garantem pouca circulação de ventos desfavoráveis, mantendo o mar costumeiramente liso e com presença constante de brisa terral. 

Condições assim são mais que satisfatórias para ondas verdes, cristalinas e os tubos perfeitos que tornaram Itacaré a surf city baiana. Em geral, Itacaré recebe ondulações de sudeste a leste, mas as ondulações mais potentes que se encaixam lá são do quadrante sudeste.

Corais

É o único reef break de Itacaré e proporciona belos tubos para os dois lados. O ideal é conferir com swell de leste, brisa terral ou vento parado e maré baixa, condições clássicas que proporcionam uma máquina de tubos.

direita perfeita nos corais itacare
Direita perfeita nos Corais de Itacaré

É um pico para surfistas experientes em função de ser uma onda forte, rápida e tubular que rompe sobre uma rasa bancada de corais.

Para chegar lá, é preciso ir remando sentido norte a partir da Praia do Resende, não havendo praia de areia por perto, somente um costão rochoso.

Praia do Resende

Com trechos de areia e corais, oferece ondas de boa qualidade para ambos os lados, mas fica bem perigosa com ondulações grandes. Recebe swells entre 2 e 8 pés, podendo passar dos 10 pés nos dias maiores do ano.

Praia da Tiririca 

É a praia mais surf da cidade, palco de tradicionais competições nacionais e internacionais de surf e Bodyboarding. Possui ondas fortes e tubulares entre 2 e 8 pés, com picos de esquerdas e direitas que funcionam bem em todas as marés, podendo passar de 10 pés nos dias maiores.

Prainha ou praia do Italiano 

Uma linda trilha de Mata Atlântica a partir da praia da Ribeira leva até a Praia do Italiano, um paraíso beach break que oferece uma longa esquerda no canto esquerdo e uma direita curta e tubular no canto direito da praia, além de esquerdas e direitas no meio da praia. 

O tamanho das ondas varia entre 2 e 8

pés, mas pode ultrapassar 10 pés nos dias maiores.

Praia de Jeribucaçu 

Possui ondas fortes e tubulares e com melhores condições oferecidas por ondulações de sul/sudeste. O morro do canto direito protege a praia dos ventos, oferecendo um mar quase sempre liso e perfeito. 

mirante praia de jeribucacu itacare
Mirante na trilha para a Praia de jeribucaçu

A praia possui dois picos de surf, uma direita curta e tubular no canto direito e uma esquerda mais longa e cheia do meio da praia até o rio no canto direito.

Para chegar lá, é preciso ir de carro pela Vila Marambaia até o km 6 e caminhar por uma linda trilha de Mata Atlântica por 20 a 30 minutos.

Praia da Engenhoca 

Ótima onda para iniciantes, uma raridade em Itacaré. Possui esquerdas e direitas cheias e mais fracas que o padrão da região. Mas lembre-se: iniciantes somente em mar pequeno, nos dias de ondulação grande, apresenta grande correnteza, arrebentação forte e perigosa.

O acesso até a Engenhoca se dá no km 10 da rodovia BA-001, onde se inicia uma trilha de 20 a 30 minutos até lá.

Ilhéus

A famosa cidade do cacau e onde nasceu o ilustre escritor baiano Jorge Amado também possui “altas ondas”. São diversos picos beach breaks que proporcionam dias incríveis de tubos e com muita presença de brisa terral, confira os melhores picos:

Praia do Norte

praia da avenida ilheus
Praia da Avenida em Ilhéus

Em swells do quadrante leste, a Praia do Norte se transforma no paraíso dos tubos ilheenses. E o melhor: com quase ninguém ou literalmente ninguém na água!

A praia quase sempre recebe uma brisa terral de manhã cedinho, fazendo com que o cenário seja de filme e os tubos rolem soltos por lá na maré baixa. 

Pico do Havaizinho

Trata-se da foz de um pequeno rio posicionado entre os bairros do Malhado e São Miguel e que proporciona longas ondas tubulares para ambos os lados.

Quanto ao tamanho das ondas, chegava facilmente aos 6 pés e proporcionava uma das melhores ondas do Brasil antes da ampliação do Porto de Ilhéus, que passou a barrar a ondulação. Hoje em dia, quebra no máximo com 3 pés e swells grandes de leste.

praia do sul ilheus
Praia do Sul em Ilhéus

Praia da Avenida 

Praia central da cidade, é mais uma cujas ondulações foram prejudicadas pela construção do Porto de Ilhéus. Ainda proporciona boas ondas, que chegam a 4 pés nos swells maiores, garantindo tubos perfeitos na maré baixa e ondas mais longas e cheias na maré cheia.

Praia do Sul 

Longa extensão litorânea que inicia no pico do Me Ache e segue até a Praia dos Milionários. Trata-se das praias mais badaladas da cidade, onde estão as melhores barracas e restaurantes de praia e que costumam lotar durante o verão. Quanto aos picos de surf, são eles:

praia do sul me ache ilheus
Pico do Me Ache na Praia do Sul
  • Me Ache - é o início da Praia do Sul e possui ondas fortes e tubulares, chegando a receber swells de até 6 pés. Apesar de funcionar com ondulações de sul e sudeste, a melhor direção para quebrar clássico é no quadrante leste.  Tubos mesmo somente na maré seca e com a brisa terral que sopra de manhã cedo.

  • Praia dos Milionários - longa extensão de praia com muitos picos de surf, ondas mais cheias, longas e com menos força que o Me Ache. Recebe ondulações entre 2 e 3 pés com frequência no outono/inverno, mas pode chegar até 6 pés em dias extraordinários.

O Blog da Bahia Terra

Se você curtiu este post, saiba que no Blog da Bahia Terra há muito mais! São centenas de artigos já publicados com tudo o que você precisa saber sobre os mais diversos destinos baianos antes de organizar sua próxima viagem!


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page