Postado dia 28/07/24 | 4min. de leitura
Praia de São Tomé de Paripe: a joia escondida de Salvador
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Salvador possui um litoral tão vasto que muitas vezes algumas praias caem no esquecimento, até mesmo da população local. Uma delas é a linda Praia de São Tomé de Paripe, localizada no subúrbio da cidade e imersa nas águas da Baía de Todos os Santos.
A Praia de São Tomé de Paripe possui ótima infraestrutura e muitas peculiaridades que tornam uma visita quase indispensável para quem viaja até a capital baiana. Continue conosco e descubra os encantos deste paraíso intocado no litoral de Salvador!
O que fazer na Praia de São Tomé de Paripe
Com mar calmo, águas verdes e morninhas, a Praia de São Tomé de Paripe é perfeita para famílias, já que não oferece correntezas, nem buracos, portanto, nenhum risco para a criançada. A praia inteira é uma grande piscina e oferece um dos melhores banhos de Salvador.
Se é bom para banho, com certeza também o é para a prática de esportes a remo, como caiaque, canoa havaiana, SUP, além de windsurf e o clássico velejo em pequenas embarcações como o laser, o hobbie cat e dingue.
Os esportes também estão presentes na areia, com locais apropriados para o vôlei de praia, o futevôlei, frescobol, patins, skate, dentre outros.
Para quem está a fim de relaxar sem esforço algum, toda a praia é cercada de barzinhos onde rola muita cervejinha e bate papo, além de ótimas opções para comer aquele peixinho frito, acarajé com vatapá ou uma verdadeira moqueca baiana.
De São Tomé de Paripe para as ilhas
A Praia de São Tomé de Paripe também é muito famosa pela presença do seu terminal marítimo, de onde partem barcos para diversos destinos maravilhosos na Baía de Todos os Santos.
São ilhas paradisíacas bem próximas de lá, como a Ilha de Maré, a incrível Praia das Neves de águas azuis e a charmosa Ilha de Bom Jesus dos Passos, que além de oferecer banhos incríveis, é um celeiro de cultura muito preservada.
Também é possível esticar uns dias e se hospedar em uma delas, para aproveitá-las com calma. Não esqueça de levar equipamentos de mergulho, as águas da Baía de Todos os Santos são muito claras e oferecem mergulhos memoráveis.
Por fim, o terminal marítimo de São Tomé de Paripe também pode ser ponto de partida para passeios de um dia inteiro, com roteiros a definir com os barqueiros.
Nesse caso, acrescentam-se outras lindas e pouco conhecidas ilhas da grande Baía, como a Ilha das Vacas e Ilha Maria Guarda, que oferecem prainhas intocadas e lindíssimas, excelentes para quem curte natureza, pouca gente e tranquilidade.
Como chegar na Praia de São Tomé de Paripe
A Praia de São Tomé de Paripe é praticamente a última de Salvador na Baía de Todos os Santos e para chegar até lá é preciso pegar a estrada BA-528 (Estrada do DERBA), ou optar pela rodovia BR-324, entrando no viaduto para Águas Claras.
Para quem busca conforto, segurança e mais velocidade, contratar um transfer para chegar até lá é uma excelente opção, com um receptivo indo te buscar na recepção do hotel onde estiver hospedado em Salvador.
História de São Tomé de Paripe
Ótima opção de lazer em Salvador, esta praia já foi muito cobiçada por veranistas e em um passado ainda mais remoto, morada de tupinambás que viram os portugueses ancorando suas naus e caravelas para fins de iniciar uma era colonial de domínio e exploração.
Ainda no séc. XVI, viu a chegada dos jesuítas, que fundaram a aldeia de São Tomé com objetivo de catequese dos tupinambás que lá viviam.
Além disso, foi palco da construção de um dos primeiros engenhos de açúcar da Bahia em 1542, o engenho Santa Cruz das Torres, de Afonso Torres. E foi de lá que os principais bairros do subúrbio de Salvador surgiram.
Através do desmembramento das terras de Afonso Torres após sua morte, o território fatiado fez nascer diversos outros engenhos de açúcar, povoando e fortalecendo a colonização.
Mas vale lembrar que antes disso os tupinambás resistiram, incendiando o antigo engenho Santa Cruz das Torres, matando o donatário Francisco Pereira Coutinho e dando fim ao ciclo da Capitania Hereditária da Baía de Todos os Santos.
A lenda de Zumé (São Tomé)
Além de muita história, uma lenda cristã icônica diz que São Tomé esteve por lá, pelo menos é o que narram alguns padres jesuítas do séc. XVI, que alegaram em cartas que os tupinambás falavam de um tal “Zumé”, logo entendido por “Tomé” pelos portugueses.
O apóstolo de Jesus teria deixado 4 pegadas que ficaram imortalizadas em algumas das rochas vulcânicas na praia.
A Igreja de São Tomé de Paripe
Lendas à parte, a Praia de São Tomé de Paripe guarda um tesouro histórico. Não se sabe ao certo a data em que a Igreja de São Tomé de Paripe foi construída, só que ela substituiu a primitiva capela construída pelos jesuítas. Mas suas linhas arquitetônicas denunciam ser a mesma do período entre o fim do séc. XVI e início do séc. XVII.
A igreja fica no alto de um morro em frente à praia e proporciona uma bela vista para o mar da Baía de Todos os Santos, de onde se obtém uma panorâmica da região.
Viu quantas maravilhas te esperam neste lugar? E já que você chegou até aqui e curtiu nosso artigo, saiba que desde o Terminal da Praia de São Tomé de Paripe, você pode visitar um dos destinos mais cobiçados da Bahia. Leia agora o post sobre a incrível Ilha dos Frades e as lindas praias da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, do Loreto e da Viração, você vai adorar dar uma esticadinha na sua viagem!