Postado dia 20/08/23 | 4min. de leitura
10 rios da Chapada Diamantina e seus encantos
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A grande região da Chapada Diamantina é composta por 24 municípios, compreende uma área de 32.407,36 km² dos quais alguns rios são muito importantes, tanto na formação histórica das cidades, quanto para o turismo.
Neste post citamos os principais rios da Chapada e as cidades que são banhadas por eles, garantindo balneários maravilhosos e lindas cachoeiras, vamos conhecê-los?
1 - Rio Paraguaçu
O rio Paraguaçu nasce no município baiano de Barra da Estiva, mais precisamente no morro do Ouro na serra do Cocal, percorrendo 600 km até a foz na Baía de Todos os Santos.
Destaque para o trecho entre as cidades de Mucugê e Andaraí, onde o rio Paraguaçu passa por um longo cânion, proporcionando lugares de rara beleza. É possível realizar um trekking de 3 dias por esse cânion, sendo a maior parte percorrendo pelo leito do rio, com destaque para algumas tocas do antigo garimpo de diamante e para as cachoeiras da Sibéria, Sucuiuiú e da Donana.
Antes do cânion citado acima, o rio Paraguaçu passa por Ibicoara e após ele, pela cidade de Itaetê, onde forma belas prainhas de areia maravilhosas para o banho.
2 - Rio de Contas
O rio de Contas tem sua nascente na serra da Tromba, que fica entre os municípios baianos de Piatã e Abaíra na Chapada Diamantina, e percorre 620 km até o encontro com o Oceano Atlântico na cidade de Itacaré. Em seu percurso, passa pela cidade de Jussiape antes de sair da região da Chapada Diamantina.
É a maior bacia hidrográfica da Bahia, com destaque para o rio Brumado, um afluente que passa pela histórica cidade de Rio de Contas e que proporciona belíssimas atrações, como a Estrada Real construída em pedras no início do século XVIII, a cachoeira do Raposo e a imponente cachoeira do rio Brumado, com seus 100 metros de altura.
3 - Rio Preto
O rio Preto nasce na serra do Sincorá, Chapada Diamantina, há 1700 metros de altitude, passando pelas cidades de Ibicoara, Mucugê, Palmeiras e também pelo belo Vale do Pati. Trata-se de um afluente da Bacia do Paraguaçu e deságua no rio Santo Antônio.
De todo o seu percurso, destacamos a cachoeira do Rio Preto em Ibicoara, com 63 metros de queda livre num poço maravilhoso para banho. Não esquecendo que a cidade de Ibicoara possui outras grandes cachoeiras, como a do Buracão e a da Fumacinha.
4 - Rio Cumbuca
O rio Cumbuca nasce na Serra do Bode, região de Mucugê, e se tornou famoso por ter sido nele encontrados os primeiros diamantes no século XIX. Seu curso d’água está quase que inteiro no Parque Municipal de Mucugê, e possui cachoeiras maravilhosas no Roteiro das Cachoeiras do Rio Cumbuca, também conhecido como Roteiro do Cânion Sete Quedas.
O trecho contempla as cachoeiras do Cardoso, do Funis, das Andorinhas e do Tiburtino, além de passar por antigas tocas utilizadas por garimpeiros.
5 - Rio Santo Antônio
O Rio Santo Antônio nasce na cidade de Piatã, a cidade mais alta da Chapada Diamantina, e sua foz acontece no pantanal Marimbus, fazendo parte da Bacia do Paraguaçu.
No alto do seu curso e antes do encontro com o rio Preto, oferece um dos mais lindos balneários do Brasil, a Fazenda Pratinha, com suas águas azuis e cristalinas. O já citado pantanal Marimbus é a foz de alguns rios e um lugar maravilhoso, rico em fauna e flora, além de um curso d’água que se torna espelhado nos finais de tarde.
6 - Rio Cachoeirão
A nascente do rio Cachoeirão está na serra do Sobradinho, Chapada Diamantina. Trata-se de um rio efêmero que só se apresenta em épocas de chuvas, quando transborda na encosta da serra do Sobradinho e forma quinze grandes cachoeiras paralelas, despencando em queda livre em paredões de até 280 metros de altura.
Esse espetáculo da natureza é um dos destaques do Vale do Pati, e pode ser acessado num Trekking de Três Dias.
7 - Rio Pati
Curso d’água que de forma a partir do Gerais do Vieira e desemboca no rio Paraguaçu, ainda dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Uma das suas atrações é a cachoeira do Calixto, uma bela queda d’água com poço circular excelente para o banho.
8 - Rio Ribeirão
É um rio que passa pela cidade de Lençóis proporcionando cenários belíssimos e bem próximos da cidade, podendo ser visitados em trilhas de um único dia, ou mesmo em um turno.
Saindo de Lençóis e subindo o curso do rio Ribeirão encontra-se o Ribeirão do Meio e o Ribeirão de Cima, que estão bem pertinho da cidade. Exigindo um esforço maior, a trilha segue pelo leito do rio Ribeirão até a linda cachoeira do Sossego.
Já o Ribeirão de Baixo está dentro da cidade de Lençóis, podendo ser acessado facilmente de carro.
9 - Rio Una
A nascente do rio Una está na serra do Machobongo em Mucugê, onde recebe o nome de Riachão. O rio recebe muitos afluentes compostos por lindas cachoeiras em seu percurso, desaguando finalmente no rio Paraguaçu.
Sua sub-bacia integra algumas das maiores e mais bonitas cachoeiras da Chapada Diamantina, como a do Herculano, da Invernada e a cachoeira da Encantada.
10 - Rio Mucugezinho
O rio Mucugezinho é um dos mais famosos da Chapada Diamantina em função da sua importância histórica ligada à descoberta do diamante, mas também pelo poço e cachoeira do Diabo, localizados num trecho do rio às margens da BR-242.
A facilidade do acesso para quem está de passagem pela rodovia, com trilha curtíssima até o poço e a cachoeira, além da presença de restaurantes e infraestrutura, torna o rio Mucugezinho um dos mais visitados na Chapada Diamantina.
Conheça mais sobre os rios da chapada Diamantina em nosso blog
Conheça os principais roteiros de trekkings, trilhas e passeios pela Chapada Diamantina, especialmente selecionados pela equipe da Bahia Terra Turismo. Somos uma agência de campo e costumamos conhecer na prática todos os roteiros que oferecemos, sempre trabalhando com os melhores guias profissionais da região e garantindo segurança em primeiro lugar.