top of page
10 rios da Chapada Diamantina e seus encantos

Postado dia 20/08/23 | 4min. de leitura

10 rios da Chapada Diamantina e seus encantos

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A grande região da Chapada Diamantina é composta por 24 municípios, compreende uma área de 32.407,36 km² dos quais alguns rios são muito importantes, tanto na formação histórica das cidades, quanto para o turismo.


Neste post citamos os principais rios da Chapada e as cidades que são banhadas por eles, garantindo balneários maravilhosos e lindas cachoeiras, vamos conhecê-los?

  1. Rio Paraguaçu

  2. Rio de Contas

  3. Rio Preto

  4. Rio Cumbuca

  5. Rio Santo Antônio

  6. Rio Cachoeirão

  7. Rio Pati

  8. Rio Ribeirão

  9. Rio Una

  10. Rio Mucugezinho


Rio Paraguacu
Rio Paraguaçu

1 - Rio Paraguaçu

O rio Paraguaçu nasce no município baiano de Barra da Estiva, mais precisamente no morro do Ouro na serra do Cocal, percorrendo 600 km até a foz na Baía de Todos os Santos.

Destaque para o trecho entre as cidades de Mucugê e Andaraí, onde o rio Paraguaçu passa por um longo cânion, proporcionando lugares de rara beleza. É possível realizar um trekking de 3 dias por esse cânion, sendo a maior parte percorrendo pelo leito do rio, com destaque para algumas tocas do antigo garimpo de diamante e para as cachoeiras da Sibéria, Sucuiuiú e da Donana.

Antes do cânion citado acima, o rio Paraguaçu passa por Ibicoara e após ele, pela cidade de Itaetê, onde forma belas prainhas de areia maravilhosas para o banho.


Rio de Contas
Rio de Contas

2 - Rio de Contas

O rio de Contas tem sua nascente na serra da Tromba, que fica entre os municípios baianos de Piatã e Abaíra na Chapada Diamantina, e percorre 620 km até o encontro com o Oceano Atlântico na cidade de Itacaré. Em seu percurso, passa pela cidade de Jussiape antes de sair da região da Chapada Diamantina.

É a maior bacia hidrográfica da Bahia, com destaque para o rio Brumado, um afluente que passa pela histórica cidade de Rio de Contas e que proporciona belíssimas atrações, como a Estrada Real construída em pedras no início do século XVIII, a cachoeira do Raposo e a imponente cachoeira do rio Brumado, com seus 100 metros de altura.


Rio Preto
Rio Preto

3 - Rio Preto

O rio Preto nasce na serra do Sincorá, Chapada Diamantina, há 1700 metros de altitude, passando pelas cidades de Ibicoara, Mucugê, Palmeiras e também pelo belo Vale do Pati. Trata-se de um afluente da Bacia do Paraguaçu e deságua no rio Santo Antônio.

De todo o seu percurso, destacamos a cachoeira do Rio Preto em Ibicoara, com 63 metros de queda livre num poço maravilhoso para banho. Não esquecendo que a cidade de Ibicoara possui outras grandes cachoeiras, como a do Buracão e a da Fumacinha.


Rio Cumbuca
Rio Cumbuca

4 - Rio Cumbuca

O rio Cumbuca nasce na Serra do Bode, região de Mucugê, e se tornou famoso por ter sido nele encontrados os primeiros diamantes no século XIX. Seu curso d’água está quase que inteiro no Parque Municipal de Mucugê, e possui cachoeiras maravilhosas no Roteiro das Cachoeiras do Rio Cumbuca, também conhecido como Roteiro do Cânion Sete Quedas.

O trecho contempla as cachoeiras do Cardoso, do Funis, das Andorinhas e do Tiburtino, além de passar por antigas tocas utilizadas por garimpeiros.


Rio Santo Antonio
Rio Santo Antônio

5 - Rio Santo Antônio

O Rio Santo Antônio nasce na cidade de Piatã, a cidade mais alta da Chapada Diamantina, e sua foz acontece no pantanal Marimbus, fazendo parte da Bacia do Paraguaçu.

No alto do seu curso e antes do encontro com o rio Preto, oferece um dos mais lindos balneários do Brasil, a Fazenda Pratinha, com suas águas azuis e cristalinas. O já citado pantanal Marimbus é a foz de alguns rios e um lugar maravilhoso, rico em fauna e flora, além de um curso d’água que se torna espelhado nos finais de tarde.


Rio Cachoeirao
Rio Cachoeirão

6 - Rio Cachoeirão

A nascente do rio Cachoeirão está na serra do Sobradinho, Chapada Diamantina. Trata-se de um rio efêmero que só se apresenta em épocas de chuvas, quando transborda na encosta da serra do Sobradinho e forma quinze grandes cachoeiras paralelas, despencando em queda livre em paredões de até 280 metros de altura.

Esse espetáculo da natureza é um dos destaques do Vale do Pati, e pode ser acessado num Trekking de Três Dias.


Rio Pati
Rio Pati

7 - Rio Pati

Curso d’água que de forma a partir do Gerais do Vieira e desemboca no rio Paraguaçu, ainda dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Uma das suas atrações é a cachoeira do Calixto, uma bela queda d’água com poço circular excelente para o banho.




Rio Ribeirao
Rio Ribeirão

8 - Rio Ribeirão

É um rio que passa pela cidade de Lençóis proporcionando cenários belíssimos e bem próximos da cidade, podendo ser visitados em trilhas de um único dia, ou mesmo em um turno.

Saindo de Lençóis e subindo o curso do rio Ribeirão encontra-se o Ribeirão do Meio e o Ribeirão de Cima, que estão bem pertinho da cidade. Exigindo um esforço maior, a trilha segue pelo leito do rio Ribeirão até a linda cachoeira do Sossego.

Já o Ribeirão de Baixo está dentro da cidade de Lençóis, podendo ser acessado facilmente de carro.


Rio Una
Rio Una

9 - Rio Una

A nascente do rio Una está na serra do Machobongo em Mucugê, onde recebe o nome de Riachão. O rio recebe muitos afluentes compostos por lindas cachoeiras em seu percurso, desaguando finalmente no rio Paraguaçu.

Sua sub-bacia integra algumas das maiores e mais bonitas cachoeiras da Chapada Diamantina, como a do Herculano, da Invernada e a cachoeira da Encantada.


Rio Mucugezinho
Rio Mucugezinho

10 - Rio Mucugezinho

O rio Mucugezinho é um dos mais famosos da Chapada Diamantina em função da sua importância histórica ligada à descoberta do diamante, mas também pelo poço e cachoeira do Diabo, localizados num trecho do rio às margens da BR-242.

A facilidade do acesso para quem está de passagem pela rodovia, com trilha curtíssima até o poço e a cachoeira, além da presença de restaurantes e infraestrutura, torna o rio Mucugezinho um dos mais visitados na Chapada Diamantina.

Conheça mais sobre os rios da chapada Diamantina em nosso blog

Conheça os principais roteiros de trekkings, trilhas e passeios pela Chapada Diamantina, especialmente selecionados pela equipe da Bahia Terra Turismo. Somos uma agência de campo e costumamos conhecer na prática todos os roteiros que oferecemos, sempre trabalhando com os melhores guias profissionais da região e garantindo segurança em primeiro lugar.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page