Postado dia 04/12/23 | 4min. de leitura
Vila Caramuru: gastronomia e boa música no Rio Vermelho
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Vila Caramuru está instalada na praça de mesmo nome no bairro boêmio do Rio Vermelho e possui uma vista maravilhosa da praia, com inúmeros barcos de pescadores estacionados em frente ao seu belo mar.
O espaço foi idealizado como reformulação do antigo Mercado do Peixe, tendo passado por uma grande obra recente. Dispõe de excelente infraestrutura turística composta por inúmeros restaurantes especializados na gastronomia baiana, bares, hamburgueria, e lanchonetes.
A Vila Caramuru também está próxima de muitos outros atrativos e é uma excelente opção do que fazer em Salvador. Vamos conhecer um pouquinho mais?
Quem foi Caramuru
Por que Vila Caramuru
A Vila Caramuru (bares de restaurantes)
Atrativos próximos (casa rio vermelho)
Como chegar
O Blog da Bahia Terra Turismo
Quem foi Caramuru
Diogo Álvares “o Caramuru” foi um personagem muito importante para o início da história da Bahia e sua trajetória em terras tupinambás remonta a um tempo anterior ao povoamento e a construção da cidade de Salvador.
Muito se discute sobre sua origem e como chegou a viver entre os indígenas e o mais provável é que o português tenha sido contratado por franceses para negociar pau-brasil com os tupinambás da Baía de Todos os Santos, quando sua embarcação naufragou nas imediações da entrada da baía entre 1509 e 1511.
Casado com a tupinambá Catarina Paraguaçu, Caramuru se tornou uma liderança entre os indígenas, vivendo numa vila de aproximadamente 300 casas espalhadas onde hoje estão situados os bairros da Barra e da Graça em Salvador.
Foi muito importante nas negociações de paz com os tupinambás para a construção de Salvador com a chegada de Tomé de Sousa a partir de 1549, e seus descendentes se tornaram parte da família Garcia d’Ávila que expandiu o povoamento português para os sertões nordestinos.
Por que Vila Caramuru?
Segundo o cronista do século XVII Frei Vicente do Salvador, Diogo Álvares fora encontrado pelos tupinambás entre as pedras da praia do Rio Vermelho logo após o naufrágio, exatamente no local onde se encontra a atual Vila Caramuru.
Ali teria sido batizado por “Caramuru”, nome que davam os indígenas ao peixe que vive entre as pedras, uma espécie de moreia. Mas também pode ter sido a corruptela de carai-mururu, que significava, na língua tupi, um homem branco naufragado.
A Vila Caramuru
A Vila Caramuru é um complexo de restaurantes situado num lugar muito agradável e com uma das vistas mais bonitas do mar de Salvador.
O local também é marcante por ser sede de colônias de pescadores, que fundaram ali o antigo Mercado do Peixe. Seus barcos na beira da praia são um charme para a paisagem, rendendo excelentes imagens.
A diversidade de restaurantes especializados no que há de melhor na gastronomia baiana agrada baianos e turistas, principalmente por praticarem ótimos preços em seus pratos e também nas bebidas. Não esquecendo que na Vila Caramuru rola muita música de qualidade, com diversos palcos e muito som ao vivo espalhados pelos bares do complexo. Segue algumas ótimas opções da Vila Caramuru:
Atrativos próximos
O bairro do Rio Vermelho é histórico, boêmio, e possui muitos lugares que merecem ser visitados, portanto, um dia inteiro é mais do que suficiente para você explorá-lo. Após o passeio, uma ótima sugestão é curtir o fantástico pôr do sol da Vila Caramuru e já emendar com a noite super movimentada por lá.
Casa Rio Vermelho Jorge Amado e Zélia Gattai
A Casa Rio Vermelho é um cantinho especial de Salvador e fica bem próxima da Vila Caramuru. Nela viveu por 30 anos o casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai. A casa é atualmente um memorial de acervo impressionante, apresentando aos visitantes muito dos escritos de um dos maiores autores do Brasil.
A vasta obra de Jorge Amado divulgou a cultura baiana para o mundo, tendo sido traduzida para 49 idiomas e no memorial é possível ver cartas que Jorge Amado trocou com grandes personalidades mundiais como Pablo Neruda, Carlos Drummond de Andrade, além de autoridades de diversos países.
Todos os seus livros estão expostos numa linda biblioteca, mas a casa também dispõe de quartos onde se hospedaram ilustres hóspedes como Sophia Loren, Pablo Neruda, por exemplo, além do quarto do casal onde foram mantidos muitos dos elementos originais da decoração e utensílios utilizados por eles.
O espaço também dispõe de uma cozinha lindamente decorada com utensílios típicos da culinária local, um verdadeiro museu da gastronomia baiana, mas também do candomblé, já que Jorge Amado era filho de Xangô, tendo estudado e escrito profundamente sobre o sincretismo religioso na Bahia.
Casa de Iemanjá e Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho
Estão situadas lado a lado, bem de frente para a praia central do Rio Vermelho e pertinho da Vila Caramuru. O local é muito famoso pela festa de 2 de fevereiro, uma das mais bonitas e tradicionais de Salvador.
Os festejos começaram em 1923 e iniciam sempre no dia anterior (1º de fevereiro), com a abertura do caramanchão que é montado ao lado da Colônia de Pescadores Z1, às 7h, com os devotos depositando balaios e presentes que são levados para a Rainha do Mar numa bela procissão marítima composta por diversas embarcações.
Largo de Santana e Igreja de Santana
Também conhecido como “Largo da Dinha” em homenagem à famosa baiana de Acarajé, o Largo de Santana é o local onde foi construída a antiga igrejinha de Santana na primeira metade do séc. XIX. O local é point da boemia com diversos bares ao redor, onde turistas e soteropolitanos se misturam ao sabor do famoso acarajé da Dinha, cerveja gelada e muito bate-papo.
Como chegar
A Vila Caramuru está localizada na Praça Caramuru, bairro do Rio Vermelho, e pode ser acessada por linhas de ônibus coletivos que trafegam pela orla marítima de Salvador, de táxi ou carro de aplicativo e através do serviço de transfer.
Com comodidade e segurança, você pode contratar um transfer para a Vila Caramuru, a Casa Rio Vermelho ou qualquer outro ponto turístico de Salvador. Nosso receptivo de buscará onde você estiver hospedado. Basta falar com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo.
O Blog da Bahia Terra Turismo
Se você gostou deste artigo, precisa conhecer mais sobre o Blog da Bahia Terra Turismo. São dezenas de posts como este publicados mensalmente com tudo o que você precisa saber sobre os destinos turísticos baianos, continue conosco!